Fotografia: reprodução YouTube do filme 'Jeff, Who Lives at Home'
Gourmet

Não tenhas medo: podes comer estes alimentos fora da validade

Há alimentos que podem ser consumidos mesmo após o prazo de validade e há outros que nem são obrigados a ter uma data. Sabes quais são?

Quantas vezes deitaste fora um alimento com prazo de validade expirado, mas que ainda estava próprio para consumo? Na realidade, segundo a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), cerca de 10% do desperdício alimentar está relacionado com a data de validade que está indicada nas embalagens.

Mas existem vários bens alimentares que, mesmo após terem ultrapassado o prazo de validade e desde que não estejam abertos ou apresentem sinais de deterioração, continuam em perfeitas condições para serem consumidos.

Esta data é, sobretudo, uma forma de o fabricante indicar que não garante mais a qualidade do produto a partir desse momento, isto porque a lei determina que exista uma data de durabilidade mínima ou data-limite de consumo nos alimentos.

De acordo com a Organização de Consumidores e Utilizadores (OCU), entre esses alimentos que podem ser consumidos fora da validade estão os iogurtes, o pão embalado, as batatas fritas e frutos secos, as bolachas embaladas, as compotas e a manteiga, os enchidos e queijos curados, as sopas e molhos embalados e as conservas de tomate em lata.

Aliás, certos alimentos não são sequer obrigados a ter uma data de validade. Seja por terem estados de conservação muito longos, como o azeite, o sal, o açúcar, o vinho ou o vinagre, por exemplo, ou por terem de ser consumidos nas 24 horas após o fabrico, como os produtos de pastelaria e padaria. A fruta e os legumes frescos não descascados ou cortados também não têm prazo de validade obrigatório.

Além destes, existem outros alimentos que, pelas suas propriedades e se forem corretamente conservados, não se estragam, como as massas, o arroz e leguminosas, o café, o mel, o extrato de baunilha ou o amido de milho.

No entanto, nenhum destes alimentos está isento de perder as suas propriedades e qualidades ao longo do tempo e é sempre recomendado que se verifiquem as condições do produto antes de ser consumido, tendo em atenção a textura, a cor, o sabor e o cheiro.

Evasão

Em 2024, fica atento a estas viagens de cruzeiro

Já te ocorreu viajar de cruzeiro? Estas viagens realizam-se em 2024 e algumas têm início ou passam por Lisboa. Eis uma sugestão diferente para as férias.

Gourmet