Comer | Fotografia: reprodução do filme 'When Harry Met Sally'
Gourmet

Não te deixes enganar por estes alimentos, não são saudáveis

O que é comer saudável? A resposta está no equilíbrio, mas se quises escolher o que é menos prejudicial, fá-lo acertamente com estas dicas.

O conceito “saudável” é dúbio, mas é um facto que costumamos usá-lo levianamente para definir tudo o que são alimentos menos prejudiciais à saúde, seja pela forma de confeção ou pelo nível de processamento.  

Sabemos que a chave de uma alimentação saudável está no equilíbrio, ainda assim continuamos a querer rotular os alimentos como saudáveis ou não, por isso o melhor é confiar no que diz uma nutricionista. Isto porque existem os chamados “falsos saudáveis”, isto é, alimentos que por terem redução de gordura ou açúcar anunciados no rótulo são considerados mais equilibrados – quando talvez não o sejam.  

Alguma vez pensaste que carne embalada pode não ser só carne e assim uma opção menos saudável? É apenas um dos exemplos dados pela nutricionista Ana Rita Campos. Há mais alguns que deves anotar e ter como base para outras análises quando percorreres da próxima vez as prateleiras do supermercado.  

“Falsos saudáveis” 

  • Leite Ucal Light 
  • Cappuccino intenso solúvel 
  • Pão de forma com cereais embalado 
  • Batatas fritas no forno 
  • Hambúrgueres de frango embalados 
Nécessaire

Esta alga tem mais proteína do que a carne e baixa o colesterol mau

É considerado um superalimento e é rico em fibra. Estes são os benefícios do consumo (moderado) de spirulina.

Gourmet