Espumante | Fotografia: Unsplash
Gourmet

Todos os anos cometes este erro com o espumante, mas podes mudar

Ainda vais a tempo de mudar hábitos errados e de preparar devidamente o espumante para entrar em 2024 como deve ser.

Ainda antes de chegar 2024, podes começar a fazer pequenas mudanças na tua vida e uma delas diz respeito ao espumante que está sempre a postos para o momento das 12 badalas.

Depois de ano após ano a colocar as garrafas de espumante (champanhe e prosecco) com semanas de antecedência no frigorífico para ficarem bem frescas antes dos festejos, Marie-Christine Osselin, gerente de qualidade de vinho da Moët & Chandon, vem dizer-nos que, afinal, andamos a fazer tudo errado.  

“Se planeias desfrutar da garrafa de champanhe (ou vinho espumante) três a quatro dias após a compra, não há problema de colocá-la no frigorífico”, diz ao Huffington Post. “Mas deves mantê-la lá só por poucos dias, caso contrário o espumante começará a mudar”.  

E com “mudar” Marie-Christine refere-se à alteração do sabor como consequência da falta de humidade no frigorífico, que seca a rolha e faz com que entre oxigénio no espumante, acabando assim por oxidar mais rapidamente. 

O que fazer então para manter a garrafa fresca, mas sem alterar a essência do espumante? Reservá-la num local fresco e seco e, na hora de servir, colocar a garrafa durante 15 a 20 minutos dentro de um balde de gelo. 

Nécessaire

De nada valem os cremes antirrugas, se não fizeres isto

Hidratar, hidratar, hidratar. Deves ter este verbo como um mandamento para o dia a dia pelo bem da tua pele, que não se hidrata só por fora.

Gourmet