Fotografia: reprodução 'The Luminaries'
Gourmet

Porque estão os wraps da Mercadona na lupa de uma nutricionista?

Podem os wraps da Mercadona fazer parte da alimentação do dia a dia? E qual o melhor: de farinhas integrais ou aveia? Todas as questões esclarecidas por uma nutricionista.

A Mercadona tem uma imensidão de produtos que podem ser considerados “mais saudáveis”, desde os famosos pudins proteicos até aos queijos que são boas alternativas para o dia a dia. E os wraps? Será que também podem fazer parte de uma alimentação equilibrada? A Versa foi saber junto de uma nutricionista.  

Começando pelo geral, qualquer tipo de wrap, até aqueles que são feitos à base de farinha de trigo, "podem ser inseridos numa alimentação saudável e são uma opção prática para os dias em que não há tanto tempo para cozinhar”, comenta a especialista em nutrição Lia Faria.  

Contudo, há hoje em dia mais opções feitas com farinhas que podem ser mais interessantes do ponto de vista nutricional, como é o caso dos wraps integrais, que começam a ser mais comuns em várias cadeias de supermercados, e dos wraps de aveia, que são ainda uma curiosidade. É normal que fiquemos indecisos na hora de escolher, mas basta comparar a tabela nutricional. 

"Os wraps de aveia apresentam um maior teor proteico por 100 gramas, no entanto, têm um menor teor de fibra que os wraps integrais. Ambos podem ser boas escolhas”, esclarece a nutricionista. No fundo, basta ter em conta o objetivo

O wrap integral é ideal para quem pretende ter um maior aporte de fibra, assim como para quem está num processo de emagrecimento, “uma vez que apresenta quase metade do tamanho e consequentemente do valor energético”. Já o wrap de aveia, "pode promover a saciedade por mais tempo, uma vez que o seu teor proteico por 100 gramas é superior e o seu tamanho é também”, remata a nutricionista.

Escolhe aquele que se encaixa nas tuas necessidades diárias e aproveita as receitas sugeridas pela nutricionista Lia Faria.  

Pequeno-almoço 

Tortilha de queijo e ervas 

─ 1 wrap integral Mercadona 
─ 2 fatias de queijo magro (-50% de gordura) 
─ Orégãos q.b. (dica: utilize orégãos frescos para intensificar ainda mais o sabor)
─ Pimenta q.b.
─ Tomilho q.b. 

Modo de preparação: 

Aquece uma frigideira anti-aderente, depois dispõe o wrap e deixa tostar um pouco durante dois minutos. De seguida, vira o wrap, coloca as duas fatias de queijo magro por cima e tempera. Dobra o wrap ao meio e deixa o queijo derreter. Serve quente. 

Rolinhos de queijo creme, compota de abóbora e nozes 

─ 1 wrap integral Mercadona 
─ 1 colher de sopa de queijo creme light 
─ 1 colher de sobremesa de compota de abóbora sem adição de açucares 
─ 2 nozes picadas 
─ Canela q.b.

Modo de preparação: 

Dispões o wrap num prato. Barra com o queijo creme e a compota de seguida. Pica as nozes e dispõe por cima do wrap. Enrola-o e corta fatias de dois centímetros. Polvilha os rolinhos com canela e sirve. 

Almoço/Jantar: 

Pizza wrap 

─ 1 wrap de aveia Mercadona 
─ 1 a 2 colheres de sopa de polpa de tomate 
─ Queijo mozarela light ralado 
─ Cogumelos frescos 
─ Orégãos q.b. 

Modo de preparação: 

Pré-aquece o forno a 180ºC. Dispõe o wrap num tabuleiro de ir ao forno, coloca no wrap a polpa de tomate, os cogumelos laminados, o queijo e os orégãos. Leva ao forno até o queijo derreter. 

Tortilha de salmão fumado e queijo-fresco 

─ 1 wrap de aveia Mercadona 
─ 1 queijo fresco magro 
─ 2 fatias de salmão fumado 
─ Rúcula 
─ Tomate 
─ 2 nozes 
─ Pimenta q.b. 

Modo de preparação: 

Dispõe o wrap num prato. Coloca o queijo fresco fatiado em metade do wrap, por cima, dispõe as fatias de salmão fumado, tomate às rodelas, rúcula e as nozes partidas em quartos. Tempera com um pouco de pimenta. De seguida, dobra o wrap ao meio e repite este último processo mais uma vez. 

Coolhunting

Vestidos Alta-Costura Dior? Não, nós somos mais bonés

É impossível vermos Dior na Semana de Alta-Costura sem reparar em Rihanna na primeira fila do desfile… ou no seu boné.

Gourmet