O cocktail de marisco é servido numa taça de Martini Fotografia: DR
Gourmet

Neste hotel, é possível provar um dos pratos favoritos da rainha

O Claridge's Hotel, em Londres, tem uma longa história com a família real e era aqui que a rainha comia um dos pratos favoritos: um cocktail de marisco.

No dia do funeral de Isabel II, Londres está repleta de centenas de milhares de pessoas que querem prestar uma última homenagem à monarca com um dos mais longos reinados da história. Um dos hotéis mais luxuosos da cidade, o Claridge’s Hotel, em Mayfair, está com a ocupação a níveis máximos para as cerimónias fúnebres que têm início às 11h desta segunda-feira. O que alguns podem não saber é que este hotel tem uma longa história com a família real e que um dos pratos servidos no restaurante do hotel era um dos preferidos da rainha. Considerado uma espécie de “anexo” do Palácio de Buckingham devido à lista de personalidades que aí ficaram alojadas durante visitas à família real, este foi o local escolhido para celebrar os 40 anos de casamento da rainha com o Duque de Edimburgo e de uma festa depois do casamento de Carlos e Diana.

No hotel encontra-se também um armário com recordações da rainha, tais como os menus da sua coroação em 1953. O mais invulgar é uma carta enviada pela família real a solicitar a receita do cocktail de marisco do restaurante do hotel, que era um dos pratos favoritos da rainha e da rainha mãe. Conhecida pelo seu gosto por sanduíches, Isabel II comia uma sandes com compota de morangos oriundos do castelo de Balmoral, na Escócia, todos os dias à hora do lanche, segundo o seu cozinheiro privado, Darren McGrad. 

Este cocktail de marisco, composto por lagosta, lagostim e caranguejo com caviar e ovos de codorniz leva ainda um molho de ketchup e maionese com um ligeiro toque de Tabasco, custando £38 (cerca de €43).

O hotel disponibilizou a receita para quem quiser tentar a sua sorte em casa: 

-160 g  de alface gema triturada
-400 g  de pepino, descascado e cortado em fatias finas
-12 pequenas folhas de alface
-1 kg  de carne de lagosta cozida
-250 g  de carne de caranguejo branca
-16 lagostins descascados cozidos (opcional)
-4 ovos de codorniz cozidos e sem casca
-2 gm de caviar (opcional)
-Crème fraiche
-4 tomates cereja, escaldados
-16 rebentos de ervilha
-20 folhas de airela
-4 flores comestíveis pansy
 

Coolhunting

Com um só acessório da nova coleção Perlée, vais chamar as atenções para ti

A Perlée mantém a delicadeza de sempre, mas arriscou em cores e num relógio misterioso. Chiu: o tempo é teu a partir de agora.

Gourmet