Fotografia: Dragne Mariuz/ Unsplash
Gourmet

Qual a melhor forma de cozinhar arroz? No microondas, defende o 'New York Times'

Um artigo publicado pelo jornal norte-americano explica como cozinhar arroz no microondas, argumentando que é a melhor forma de conseguir que fique no ponto perfeito.

Cozinhar arroz no ponto perfeito será uma das eternas questões que assola entusiastas de cozinha em todo o mundo. Cada um tem os seus segredos e técnicas que prometem a confeção de um arroz ora com um bago solto e firme ou mais compacto – dependendo do propósito. Priya Krishna, jornalista gastronómica do jornal New York Times, decidiu mergulhar no assunto e, depois de várias experiências, concluiu que uma das melhores formas de conseguir um arroz perfeito é cozinhá-lo no microondas.

No artigo For Perfectly Cooked Rice Every Time, Try Your Microwave, Krishna explora este tema controverso recorrendo ao conhecimento de Ali Rosen, autora norte-americana de vários livros de cozinha. A escritora começa por dizer que, no geral, “existe um estigma em usar o microondas para cozinhar” e que isso é especialmente verdade quando se fala de arroz.

De acordo com Kevin Pang, diretor editoral do site America’s Test Kitchen, citado no mesmo artigo, cozinhar arroz no microondas faz com que “os grãos cozinhem mais uniformemente” do que recorrendo ao tradicional método de cozinhar com o lume do fogão. 

Depois de ter testado uma dúzia de receitas para cozinhar arroz no microondas, que incluía alterar a potência do eletrodoméstico, ferver água no seu interior ou cobrir metade da porção de arroz, Priya Krishna constatou que a forma mais fácil é passar o arroz abundantemente por água, acrescentar o dobro da quantidade de água ao arroz e deixá-lo cozinhar destapado durante cerca de 15 a 20 minutos.

A jornalista nota ainda que o tempo de cozedura dependerá da potência de cada aparelho, mas que esse fator em nada altera o resultado final. Assim que o tempo de cozedura for acertado, poderá explorar-se receitas mais elaboradas, como por exemplo adicionar cominhos ou vegetais congelados antes de colocar o arroz no microondas. Kevin Pang, por exemplo, relata que gosta de juntar ao arroz pedaços de frango marinado, cozendo-o a vapor e conferindo sabor ao arroz. 

Coolhunting

Esta é a carteira de design italiano totalmente biodegradável

A Furla recuperou um ícone dos seus arquivos dos anos 90 e tornou-o sustentável.

Gourmet