Kate Middleton | Fotografia: Jane Barlow - WPA Pool/Getty Images
Coolhunting

As botas que todos usam por culpa de uma rainha de outro século

Não há dúvidas de que as botas Chelsea são intemporais, o que podias não saber é que têm séculos e que tudo começou com a rainha Vitória.

A moda é uma arte criativa, por vezes controversa, que quando na forma de peças de roupa, usamos regularmente para fins práticos ou estéticos como forma de marcar a nossa personalidade, sem pensar no que está por detrás.

Contudo, uma minissaia não é apenas uma saia curta, é também um símbolo de liberdade para as mulheres que nasceu pelas mãos de Mary Quant e umas simples e intemporais botas Chelsea contam mais do que se possa pensar. É que a história deste calçado já tem séculos.  

A sua origem data de 1837, ano em que o sapateiro Joseph Sparkes-Hall criou um modelo de botas específico para a rainha Vitória de Inglaterra, com uma caneleira pelo tornozelo e uma parte lateral elástica, de modo a que fossem calçadas e descalçadas facilmente pela rainha e pela restante família real.

O modelo, hoje em dia conhecido como botas Chelsea, só viria a ganhar este nome no anos 60 quando na King's Road, em Londres, Inglaterra, o street style foi tomado pela rebeldia e as botas começaram a fazer parte do dia a dia de artistas icónicos, como os membros da banda The Beatles e Rolling Stones.

A verdade é que o tempo passa e as botas Chelsea nunca saíram de cena, só mudam os protagonistas que as calçam. Não são só os rebeldes do atual mundo rock que as usam, nem apenas a realeza, como é o caso de Kate Middleton, que variadas vezes usa botas Chelsea.

 

 

Também It girls, como Sofia Richie Grainge, usam estas botas com história e tu, se ainda não tiveres umas, podes comprar este modelo com a garantia de que vão continuar na moda por muitos mais anos. 

Se queres apostar neste modelo intemporal, temos nove sugestões na galeria, da Zara à Isabel Bernard, desde €39,50.  

Gourmet

Tens de comer mais sushi se queres ter melhor memória

O que tem o sushi que ver com a memória? Aparentemente nada, até um estudo dizer que um ingrediente que sempre o acompanha ajuda no funcionamento cognitivo.

Coolhunting