Se gostas e nunca dizes que não ao sushi, estás prestes a ter mais um desculpa para ceder ao desejo.
Sabemos que num prato de sushi as peças de peixe cru nunca vêm só, surgem sempre acompanhadas de fatias de gengibre e de uma pasta verde a que nem todos dão importância chamada wasabi. E antes de avançarmos é importante esclarecer para que serve o wasabi.
A sua principal função é, além de dar um toque de picante quando adicionado ao molho de soja, evitar intoxicações alimentares suscitadas por uma bactéria que pode estar presente no peixe cru usado nesta cozinha. É por isso que não há sushi que não inclua um pedaço de wasabi e se ainda não consomes vais passar a querer fazê-lo depois de conhecer os resultados de um novo estudo japonês.
Parece que o wasabi, e suplementos que incluam o que se retém da planta wasabica japonesa, melhora a capacidade de memória nos adultos mais velhos, incluindo no que diz respeito à memória episódica e do dia a dia. "A melhoria é realmente substancial", afirma um dos investigadores, Rui Nouchi, à CBS News.
Em parte, isto deve-se ao facto de o wasabi ter como principal componente bioativo o 6-MSITC, com funções antioxidantes e anti-inflamatórias com benefícios para a saúde geral e cognitiva.
Os resultados do estudo foram alcançados ao fim de 12 semanas, durante as quais 72 participantes, com idades acima dos 60 anos, consumiram wasabi. Significa isto que precisas de um período semelhante, cerca de três meses, a comer sushi para melhorar a tua memória: o primeiro passo é nunca te esqueceres de incluir o wasabi.