Memória | Fotografia: Unsplash
Nécessaire

Se a memória já te falha, novo estudo revela algo simples a fazer

Para a memória funcionar em pleno, há algo simples e fundamental a praticar no dia a dia. É o que diz a conclusão de um novo estudo.

Quantas vezes não te esqueceste de trazer algo do supermercado ou de um pormenor numa história que estavas a contar? A memória por vezes falha-nos e nada tem que ver com a idade como por vezes se diz. Pode sim estar relacionado com a forma como respiramos.  

Uma nova investigação concluiu que "a respiração pode desempenhar um papel importante durante os estados cerebrais ativos”. 

Para chegar a este resultado, cientistas da universidade Hyogo Medical, no Japão, usaram ratos e perceberam que suster a respiração por breves instantes provoca uma menor capacidade para registar memórias importantes, sendo esta a prova da importante relação entre a respiração e a memória.  

Percebeu-se ainda através do estudo que desacelerar a respiração afeta negativamente a atividade cerebral, ao passo que padrões respiratórios irregulares melhoram as memórias.  

Em suma, o que podes fazer para melhorar a memória? Simplesmente, inspirar e expirar corretamente. 

O próximo passo é perceber de que modo a junção temporoparietal (TPJ), a área do cérebro que retém informações dos sistemas visual, auditivo e somatossensorial, afeta a memória e também como usar a respiração para melhorar a saúde mental.  

“A forma de manipulação da respiração e a aplicação dos exercícios respiratórios serão cruciais para o tratamento e terapia da depressão e distúrbios neuropsiquiátricos”, dizem os autores do estudo.  

Evasão

Entre estas cinco piscinas, há uma de areia natural

Quer seja em sonho ou após uma reserva num destes hotéis, mergulha na água de uma destas piscinas que te refrescam no verão.

Nécessaire