Semana de Moda de Paris outono/inverno 2024/2025 | Fotografia: Jeremy Moeller/Getty Images
Coolhunting

Quais os jeans a usar em 2024? Um guia prático

Em 2024, há algumas surpresas nas tendências de jeans, a começar pelas Horseshoe jeans. Além destas, há modelos que já bem conhecemos (e até odiamos).

As calças de ganga são uma peça de roupa intemporal que não vale a pena descartar do guarda-roupa. O que hoje não se usa, amanhã não saberemos se não volta a sair à rua e 2024 há um bom exemplo dessa situação: voltou a cintura descida para estranheza de muitos, manifestando-se assim mais uma vez a tendência Y2K.

As Semanas de Moda mostram-nos, dentro e fora dos espetáculos dos designers, o que usar e a Versa reuniu todas as tendências de jeans para 2024 numa espécie de guia prático que deves levar contigo da próxima vez que fores às compras. 

1. Horseshoe jeans

Horseshoe jeans

É possível que já tenhas começado a ver por ai Horseshoe jeans (ou Barrel Leg jeans), mas é uma tendência que está ainda a entrar nos guarda-roupas. Apresentada por marcas como a Alaïa, estas calças têm um formato invulgar: estreito na cintura, largo ao longo da perna, afunilando novamente no tornozelo, resultando numas calças redondas.

2. Wide-Leg jeans 

Wide-Leg jeans

Já conhecidas, as Wide-Leg Jeans têm o mesmo estilo largo da tendência anterior, com a diferença de que se caracterizam por um corte reto e largo em toda a perna. Estão ligadas à estética Y2K e em 2023 já estavam presentes. Em 2024, é repetir a moda. 

3. Turn-Up jeans 

Turn-Up jeans

Jeans com dobra, sim, mas não é uma dobra qualquer daquelas que fazemos a correr. Os jeans com dobra que se vão usar em 2024 têm uma dobra larga no fundo da perna, que dá um toque elegante ao look e uma variação de cor da parte de dentro da ganga.

4. Cores claras

Jeans de cores claras

Jeans em branco, bege ou cinzento claro: todas estas cores de ganga são válidas nos jeans de 2024. A ideia é fugir ao tom clássico da ganga, diversificando desta forma os looks. (E sim, podes e deves usar calças brancas, seja verão ou inverno). 

5. Seamed jeans 

Seamed Jeans

Costuras à mostra? Venham elas. No caso desta tendência, denominada de Seamed jeans, são adicionadas de propósito mesmo na frente dos jeans, parecendo inacabados. Quem teve a ideia? Marcas como a Gucci, Tibi e Toteme. 

6. Cintura descida

Jeans cintura descida 

Adoradas por uns, odiadas pelos que nasceram muito depois dos anos 2000, não há como negar: os jeans de cintura descida estão de volta. Mas com toda a evolução dos jeans desde então, a cintura descida de hoje não é tão reduzida como antigamente, proporcionando um maior conforto. Esta nova moda é a oportunidade para mostrar os resultados deste treino de apenas cinco minutos

7. Jeans com rasgões

Jeans com rasgões

É verdade, estão mesmo de volta. É nos joelhos que se concentra esta tendência, que usámos na adolescência e parece que quer voltar à rua. Para obedecer, há opções da Zara à Lefties. 

Coolhunting

A mensagem de Kate Middleton que está a emocionar o mundo

Kate Middleton acaba de recorrer às redes sociais oficiais para revelar o motivo do seu afastamento. A Princesa de Gales foi diagnosticada com cancro e a sua mensagem está a emocionar o mundo.

Coolhunting