A prova de que a moda é cíclica está nas tendências do passado que viajaram no tempo. É como se a nostalgia fosse uma tendência por si , ao recuperar as minissaias e as plataformas da adolescência.
Aposta nos modelos modernizados ou resgata do guarda-roupa peças das cinco tendências que se seguem e cria com elas novas memórias.
1. Minissaia
Com ou sem collants, as minissaias, que se afirmaram nos anos 60, são para voltar a usar. Podes optar por aquelas que juntam outras tendências, como as franjas e os brilhos, ou, já que estamos na época fria, por tecidos mais quentes, como a bombazina.
2. Ombreiras
Em tule, em vestidos e até no blazer da atriz Anne Hathaway, as ombreiras (ou shoulder pads) já andam por aí e quanto mais as vimos, mais as queremos. É possível que uma mãe ou avó tenham uma peça com este pormenor dos anos 80 que possas resgatar, no entanto, se não tiveres essa sorte, é certo que as encontras na Zara ou na Stradivaius um modelo semelhante ao que Victoria Beckham usou em 2009.
3. T-shirt com top
Avançamos mais uma década para falar do que saltou dos anos 90 para 2022: t-shirt por baixo de top. Esta tendência, que se estende também à combinação de t-shirt com slip dress, foi muitas vezes usada por Rachel Green (Jennifer Aniston) em Friends e agora pode ser novamente usada por ti.
4. y2k
Calças pela cintura e em formato wide-leg: estás a postos para voltar ao estilo 2000, denominado de y2k? Avril Lavigne, Britney Spears e Paris Hilton estarão felizes neste momento por poder voltar a usar as roupas que marcaram uma geração, assim como nós, que vamos voltar a dar uso aos crop tops e às calças largas de cintura descida.
5. Plataformas
Chegámos à secção do calçado, na qual dominam as plataformas. Não têm de ser propriamente umas B&W, podem ser apenas umas botas ao estilo anos 70 da Versace ou da Pull & Bear (consoante o que estiveres disposta a gastar para regressar ao passado). E olha que é uma boa aposta, porque, segundo a Vogue, a tendência vai ficar até ao verão de 2023.