A companhia aérea Emirates lançou uma coleção-cápsula limitada que apresenta um conjunto de malas, mochilas, bolsas, porta-cartões e nécessaires produzidos a partir de materiais reciclados de aviões.
Com a chegada às lojas oficiais da Emirates prevista para 2024, todas as receitas das vendas irão reverter para projetos que prestem apoios a crianças carenciadas, através da Emirates Airline Foundation.
Os materiais utilizados nesta coleção são provenientes do modelo Airbus A380 da Emirates e de outros modelos Boeing 777 da companhia.
Todos os tipos de materiais foram reutilizados para a bagagem e os sacos, desde apoios de cabeça em alumínio, a pele dos sofás do salão de bordo do A380, cintos de segurança e até peles do lugar do comandante. Em 16 aviões adaptados, já foram recuperados mais de 14.000 kg de materiais. À medida que o projeto prossegue, é possível recuperar até 270 kg de couro e 627 kg de tecido de assento, por avião adaptado.
Uma vez que cada peça é feita à mão, os passageiros poderão solicitar uma gravação a laser personalizada em alguns sacos, malas ou porta-documentos exclusivos e únicos. Os fãs da aviação poderão registar o seu interesse em breve, mas estas peças especiais são produzidas em quantidade limitada.
Os materiais utilizados são couro puro de alta qualidade dos assentos de primeira classe, tecidos para assentos com 95% de lã e couro puro dos assentos do cockpit. Todos os tecidos são lavados a frio, depois lavados à mão, acondicionados em pele, se necessário, e desinfetados cuidadosamente antes de serem cosidos em peças únicas. É adicionado um forro novo às malas, juntamente com fechos de correr.