Marta Ortega
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É assim que a dona da Zara destrona Kim Kardashian e até Anna Wintour

Polémicas à parte, a presidente da Inditex alcançou o topo da lista das pessoas mais poderosas da indústria da moda, elaborada pelo jornal britânico Evening Standard.

Segundo o jornal britânico Evening Standard, a indústria da moda vale cerca de 1,4 triliões de euros e estima-se que empregue cerca de 430 milhões de pessoas em todo o mundo. Mas para além de ser um negócio, é também um jogo de seguidores em constante movimento, onde a verdadeira influência acontece dia após dia nas ruas e no que cada um usa a cada momento.

Em jeito de balanço de 2023, tendo em conta o rendimento, os seguidores ou a influência no sentido mais tradicional da palavra, o jornal elaborou a lista Standard Fashion Power 100, que reune os nomes mais influentes nesta área.

Marta Ortega, presidente da Inditex e dona da Zara (entre outras marcas), ocupa o primeiro lugar, à frente da poderosa família Arnault, proprietária do conglomerado de luxo LVMH (que inclui a Louis Vuitton, Dior e Fendi), e de Kim Kardashian, que está em terceiro lugar graças ao sucesso da sua marca de lingerie e shapewear Skims, já avaliada em 4 mil milhões de dólares.

A galega também é considerada mais poderosa do que Anna Wintour a icónica editora-chefe da revista Vogue, a mais conceituada e importante publicação de moda do mundo, que ocupa a 5ª posição da lista.

O Evening Standard destaca o trabalho que Marta Ortega tem vindo a desenvolver no posicionamento da Zara, desde que foi nomeada presidente da Inditex em 2021, bem como no aumento dos lucros da Inditex, o maior grupo de distribuição têxtil do mundo, que tem vindo a bater recordes nos últimos anos.

Embora a herdeira do império de moda espanhol mantenha um perfil discreto em termos de entrevistas e declarações, tem tentado ser presença assídua nas semanas de moda internacionais e tem dado a cara por trabalhos de interesse mundial, através da sua fundação, tal como exposições de moda como a de Helmut Newton.

O mais interessante é que Marta consegue que a Inditex ganhe notoriedade sem precisar de estar ligada a celebridades ou red carpets, realizar desfiles de moda ou designs pioneiros e lidere um setor que, até agora, se tem alimentado de tudo isto.

No entanto, tem aprimorado o trabalho da Zara através da colaboração com os melhores fotógrafos, modelos e designers da indústria e, acima de tudo, tem defendido que a marca não produz fast fashion e que também pode definir e criar tendências por direito próprio.

Para além dos nomes já referidos, fazem parte do top ten da lista Standard Fashion Power nomes como Phoebe Philo (6º), o diretor criativo da Loewe Jonathan Anderson (8º), Kate Middleton (9º) ou François-Henri Pinault, presidente e CEO do Kering (10º). Mais abaixo, Naomi Campbell ocupa a 13ª posição, Miuccia Prada a 15ª, Kate Moss a 17ª, Beyoncé a 22ª, Taylor Swift a 25ª e Victoria Beckham a 71ª.

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