Reprodução Michelle Pfeiffer em 'Scarface'
Coolhunting

5 regras para te vestires como "Mulher de Mafioso"

Animal print, pele, veludo e ouro, muito ouro. Podes não ter um marido mafioso, mas vestir-te como “Mulher de Mafioso”. Chegou à moda o momento Carmela Soprano.

Na realidade, acabo de encontrar o motivo para voltar a The Sopranos. Segundo a Dazed, “há uma nova mulher na cidade” e este artigo não é para mulheres cansadas de serem definidas em relação ao homem com quem casaram. Estas vivem nessa dependência. O rótulo é claro: esposa de mafioso. E para fãs de The Sopranos (eu…), este é um momento há muito aguardado na moda. Voltem as peças em pele e de luxo, os casacos enormes, exuberantes e a preços exurbitantes, as calças de treino em veludo, arranje-se um marido com predisposição para acessos de raiva e deixe-se de lado os laços pretos na cabeça. Exagerada? Não é para ser?

A estética “Mulher de Mafioso” não é nova, mas “Mob Wife Aesthetic” é o tema do momento no Tik Tok. Para a Dazed, “a proximidade com o crime nunca pareceu tão sexy”. E para que tu possas ter o teu momento Carmela da série The Sopranos ou o look de Michelle Pfeiffer em Scarface, cometemos o crime de reunir cinco dicas para facilmente criares um guarda-roupa que grite “sou casada com um mafioso”, mesmo não o sendo…

1 – Escolhe a “Mulher de Mafioso” que te inspira

Antes de começares a criar o moodboard ou até a comprar as primeiras peças, é importante que identifiques qual a esposa de um mafioso que mais te inspira em matéria de moda. Sharon Stone impecavelmente vestida no filme Casino, a elegância de Michelle Pfeiffer em Scarface, ou uma das mulheres do clã Soprano, como Carmela e os seus fatos de treino em veludo ou a sobrinha Adriana em animal print e camadas de peças em pele?

2 – Prepara-te para vasculhar os arquivos da moda

Ainda que as Semanas de Moda, de tempos em tempos, nos vão apresentando algumas versões modernas desta “Mob Wife Aesthetic”, se te queres aplicar no tema e trabalhar um look total, inspira-te em coleções como Azzedine Alaia outono/inverno 1991 e os seus macacos em renda colados ao corpo e os espartilhos com estampado leopardo. Percorre também as criações de Tom Ford na Saint Laurent, as peles do outono de 2005 da D&G, e obrigatória a coleção de Galliano na Dior para o inverno de 2000.

3 – Investir apenas num casaco pele? Desiste…

Se estás num processo de transformação para te tornares numa “Mulher de Mafioso” e apenas te inspiras no que vês no Tik Tok, volta à regra 1 e começa de novo. Investir num casaco de pele e nuns óculos de sol não é o suficiente para acompanhar esta moda e ser uma verdadeira “Mob Wife”. Este é um clube onde todas as peças contam, onde os detalhes fazem a diferença. Despes o casaco de pele e a pele de “Mulher de Mafioso”?

4 – A mafia genuina gosta de acessórios

Uma verdadeira (mesmo que falsa) “Mulher de Mafioso”, sabe que a roupa é apenas uma parte da história que conta. A outra faz-se de acessórios. Das jóias, ao brilho do ouro, a acessórios sem valor mas com presença, é uma forma de dizer ao resto do mundo “i’m the boss”. Para as perfecionistas, nada como a célebre manicure francesa com as pontas em plástico de Carmela Soprano.

5 – As estações mudam, mas tu permaneces “Mulher de Mafioso”

E a última regra diz-te que agora que já escolheste que look terás enquanto “Mulher de Mafioso”, serás então uma “Mob Wife”. É que esta não é uma das tendências que podemos deixar de um dia para o outro, é tão marcante que, como reflete a Dazed, já se tornou o teu estilo de vida. Conheces alguma esposa de mafioso que se tenha divorciado? Pois…e na verdade, vestida assim achas que alguém acredita que não és mesmo “Mulher de Mafioso”?

Gourmet

Não precisas de comprar azeite, podes fazê-lo em casa

Fazer azeite em casa pode parecer descabido, mas a verdade é que é possível e permite-te poupar algum dinheiro. Dizemos-te como.

Coolhunting