Fotografia: Pexels
Nécessaire

"Ah oui" dizem as francesas, mas a alcachofra reduz mesmo o inchaço?

As francesas garantem que ajuda na digestão e a acalmar o inchaço abdominal. Fomos perguntar a quem sabe, para ver se realmente funciona.

França, Itália e Espanha são os maiores produtores mundiais de alcachofra, e foram os imigrantes franceses que levaram as alcachofras para os Estados Unidos no século XIX. Desde então, começaram a ser apreciadas das mais variadas formas.

Podem ser comidas cruas, cozidas, grelhadas ou recheadas, mas é a sua água que está a fazer sucesso, sobretudo entre as raparigas francesas, que afirmam que consumir esta bebida repleta de nutrientes ajuda a acalmar o inchaço e a indigestão.

Mas, tal como acontece com qualquer tendência de bem-estar, é importante analisar todas informações e, por isso, fomos tentar perceber se realmente é eficaz e quais os seus benefícios.

A água de alcachofra é um líquido tipicamente feito a partir de uma concentração de alcachofras inteiras, incluindo a folha, o caule, o coração e a flor. Pode ser preparada em casa, mas também já há à venda engarrafada, em algumas lojas de produtos naturais.

Pode ser consumida fria ou quente e tem sido apontada como uma bebida saborosa e benéfica para tudo, desde a eliminação de toxinas até à melhoria da digestão, ao mesmo tempo que fornece uma grande quantidade de nutrientes, como as vitaminas A, C e B1 e os minerais ferro, magnésio, zinco e cálcio.

Embora esteja em voga em França, mas a espalhar-se como uma tendência à escala global, o chá de alcachofra é, já há muito tempo, uma bebida comum em países como o Vietname, onde é utilizado para ajudar nas dores de cabeça, diabetes e outras doenças.

Segundo Mara Fragomeni, médica cirurgiã plástica, dedicada à medicina estética e smart-aging, este chá pode, efetivamente ser benéfico. As folhas de alcachofra são ricas em cinarina, um polifenol que aumenta a secreção biliar e favorece a digestão. Também possui propriedades antinflamatórias e antioxidantes que ajudam a proteger o fígado, ação diurética e reduz o mau colesterol.

@nancynguyenxo This is my favourite tea to drink everyday! So many #healthbenefits #healthy #artichoke #tea #healthiswealth #instantpot ♬ Spring - Aesthetic Sounds

No entanto, Mara Fragomeni deixa o alerta: o chá de alcachofra pode causar efeitos indesejáveis como aumento da diurese, diarreia, aumento excessivo do fluxo biliar causando obstrução do canal biliar,  potenciar medicação para baixar o colestrol e quadros alérgicos, sobretudo em quem sofre de alergia ou sensibilidade aos crisântemos, calêndulas, tasneiras ou margaridas.

Portanto, se queres experimentar esta bebida para te ajudar a desinchar, é importante que consultes sempre um profissional de saúde antes de iniciares o seu consumo regular.

Coolhunting

A Louis Vuitton GO-14 é o mais recente 'must-have' de luxo

Uma das peças de design mais emblemáticas da Louis Vuitton está de regresso, agora mais moderna, mas sempre fiel ao trabalho artesanal e ao património da Maison.

Nécessaire