Fotografia: BEHROUZ MEHRI/AFP, Getty
Nécessaire

Pratica-se no Japão a sesta 'antiage' que até as empresas recomendam

Esta sesta ajuda no processo de envelhecimento e é bem vista pelas empresas japonesas, que acreditam que torna os empregados mais produtivos.

O excesso de trabalho no Japão tornou-se um problema grave e as pessoas estão a dormir menos do que precisam para se manterem saudáveis. Por isso, há já uns anos fazer uma pequena sesta a meio do dia tornou-se algo bem visto e necessário para se retomar o trabalho com mais energia.

Segundo Javier Albares, especialista em sono reparador, quem não dorme o suficiente com regularidade tende a sentir durante o dia "cansaço físico e mental, irritabilidade, problemas de concentração, atenção e memória, com claras repercussões sociais, familiares, laborais e académicas, falta de criatividade e empatia, bem como uma tendência para a impulsividade e para o consumo de substâncias estimulantes e tóxicas".

Assim, e em vez de beberem um café para despertar, a alternativa dos japoneses é praticar a inemuri, ou sesta japonesa. Significa, literalmente, "estar presente enquanto dorme" e consiste em adormecer durante alguns minutos no meio de uma atividade, seja no trabalho, no metro, num banco de rua ou num café.

Pode durar de 5 minutos a 1 hora, dependendo do tempo necessário, ou disponível. Também pode ser interrompido em qualquer altura que o empregador ou as circunstâncias o exijam, mas é bem visto nas empresas japonesas porque acreditam que torna os empregados mais produtivos.

O auge da inemuri chegou este outono, mais precisamente ao Nescafé Harajuku, em Tóquio, onde foram instaladas cabines para que, por 825 ienes (cerca de 5 euros), os clientes podem tomar um café e fazer uma sesta japonesa de 20 minutos, o tempo aproximado que a cafeína demora a fazer efeito.

Mas, ao contrário da sesta espanhola ou portuguesa, que serve para complementar uma ou outra manhã mais desgastante ou para tratar da sonolência provocada pela digestão, os especialistas consideram que a expansão da inemuri não pode ser a solução para um problema mais grave que afeta os japoneses: a falta de horas sono e descanso.

Sobre a sesta em si, um novo estudo publicado na revista Sleep Health confirmou que dormir durante 20 a 30 minutos durante o dia é muito benéfico para a saúde e pode desempenhar um papel no abrandamento do processo de envelhecimento do cérebro.

Portanto, seja ela espanhola, portuguesa ou japonesa, a sesta só traz benefícios, mas ainda mais quando se dorme bem na noite anterior.

Design e Artes

Porque são os espelhos tão importantes nesta fase da vida?

Há uma fase da vida em que os espelhos assumem um papel fundamental, mas as funções não se esgotam aí. Descobre quando e onde deves ou não colocá-los.

Nécessaire