Fotografia: Unsplash
Nécessaire

Até onde vamos em nome do estilo e do conforto?

A toxina botulínica, ou botox, já é procurada por muitos que querem reduzir o suor nos pés, mas agora chegámos a todo um outro nível. Afinal, quais são os nossos limites?

Depois de dois anos em sapatos rasos, Birkenstocks e Crocs devido a uma pandemia que acabou com a nossa vida social, há quem tenha agora alguma dificuldade em se adaptar ao regresso dos saltos altos. Ou então, se são como eu, simplesmente nunca se habituaram porque prezam mais o conforto que a dor só pelo estilo.

E é exatamente por causa deste problema (sim, pode ser um problema para muitas mulheres) que está a aumentar a procura de injeções de toxina botulínica, ou botox, para tornar mais confortável o uso de saltos altos.

Devido aos efeitos de relaxamento muscular, quando injetado no local certo o botox aparentemente paralisa os músculos do osso do calcanhar, reduzindo assim o desconforto. Será assim tão inofensivo? E se houver uma lesão, também vamos deixar de a sentir?

Mas continuando. Embora possa parecer uma medida extrema em nome da moda e do estilo, o botox no calcanhar não é o único procedimento cosmético procurado para reduzir a dor no pé. Há já quase 10 anos notícias revelavam a crescente procura de injeções de preenchimento dérmico - do mesmo tipo utilizado para restaurar o volume no rosto - nas plantas dos pés para um amortecimento adicional.

Isto porque normalmente quando andamos o peso é distribuído uniformemente por toda a sola do pé. Mas quando colocamos o calcanhar, de repente todo esse peso cai sobre a parte da frente do pé, onde existe uma espécie de amortecedor que separa o osso e o chão. O uso excessivo de saltos altos pode danificar essa almofada e é nesse momento que os teus lindos stilletos de 12 cms se tornam verdadeiros instrumentos de tortura.

É claro que todos estes tratamentos têm um preço muito elevado. As injeções de botox e preenchimento podem variar entre as centenas e os milhares de euros, dependendo da zona. O botox é também frequentemente utilizado por razões não-cosméticas tais como a transpiração excessiva, enxaquecas crónicas, bexiga hiperativa ou tratamento da dor na mandíbula.

Não será um investimento bastante elevado em nome do uso de saltos altos? Eu cá acho que me fico pelos ténis que também complementam um bom look ou, se tiver de usar saltos, por umas boas palmilhas. E a carteira agradece.

 

Design e Artes

Sete tendências de decoração que dão ritmo à tua casa

Para esta estação, são oito as tendências que dão ritmo à decoração com assinatura da La Redoute Intérieurs. Patrícia Lima, Diretora de Marketing da La Redoute Portugal, desvenda tudo.

Nécessaire