Carne vermelha | Fotografia: Unsplash
Nécessaire

Afinal, a carne vermelha pode ser parte de uma dieta saudável

O consumo de carne vermelha tem sido associado a maiores riscos para a saúde e para o ambiente, mas há especialistas que defendem que esta proteína pode melhorar a nossa saúde.

Comer carne pode traduzir-se em altos níveis de gordura saturada no organismo, que é muitas vezes associada a doenças cardiovasculares, diabetes ou outros problemas de saúde. Nos últimos anos, questões relacionadas com a saúde e o planeta têm tornado as dietas à base de plantas numa tendência, mas o consumo de carne pode ter um papel decisivo na nossa saúde.

Não é necessário comer carne para obter os nutrientes necessários para o corpo, mas seguir uma dieta plant based não tem de ser sinónimo de ser vegetariano. Mesmo nestas opções alimentares mais conscientes,  a carne vermelha pode ser consumida e até pode contribuir para uma melhor saúde, de acordo com um artigo publicado no jornal Washington Post.

"A carne é muitas vezes demonizada porque os dados que temos sobre os seus efeitos negativos para a saúde provêm de estudos realizados em populações que, em muitos casos, não têm dietas saudáveis em geral", diz Kristina Petersen, professora associada de ciências nutricionais na Universidade Estatal da Pensilvânia, citada pelo Washington Post neste artigo que põe em perspetiva o consumo responsável de carne e os seus impactos para a saúde numa dieta equilibrada.

Comer pequenas porções de carne vermelha (vaca, porco ou borrego), optando por cortes magros pode contribuir para uma ingestão de gorduras saturadas a níveis reduzidos. Comer 70g de carne vermelha é o suficiente para manter níveis saudáveis de gordura saturada. “O problema é que muitas vezes as pessoas comem um bife ou um hambúrguer que equivale a duas ou três porções”, alerta Joanne Slavin, professora de ciência alimentar e nutrição na Universidade do Minnesota citada no mesmo artigo.

A carne vermelha, pode ler-se, “tem algumas vantagens nutricionais”, sobretudo para os adultos mais velhos que podem estar a ingerir menos calorias e nutrientes do que deveriam. A proteína é um desses exemplos, uma vez que é essencial para a manutenção da massa muscular à medida que envelhecemos. “Os adultos mais velhos devem ingerir 0,6 gramas de proteínas por quilo de peso corporal por dia. Para uma pessoa com 150 quilos, isso equivale a 90 gramas. A mesma quantidade de tofu tem cerca de nove gramas e meia chávena de feijão preto contém cerca de sete gramas”, escreve o Washington Post.

Mas indo à pergunta que interessa: qual a quantidade de carne vermelha que podemos comer? O ideal é cerca de 85,05 gramas por dia, defendem especialistas mencionados no artigo. Outros especialistas aconselham porções semelhantes, mas apenas algumas vezes por semana.

Embora a quantidade de carne consumida seja importante, o que acompanha no prato é que é importante. "É pouco provável que comer alguma carne juntamente com muitos frutse vegetais tenha efeitos adversos para a saúde", afirma Kristina Petersen, citada pelo Washington Post.

Design e Artes

É um sucesso na Ikea desde 1985 e nunca esteve tão barato

Ikea, "baixa a bolinha", que andaste a enganar-nos este tempo todo.

Nécessaire