Há uma nova modalidade desportiva que se pode designar como correr atrás do amor. Correr, literalmente. Ao contrário do que se fazia antigamente, em que um café ou um jantar eram o plano ideal para conhecer uma pessoa nova num date, agora os encontros trocam as longas conversas à mesa por longos quilómetros percorridos.
Este novo fenómeno é suscitado pelo aparecimento de clubes de corrida, que junta pessoas que não se conhecem para correr e para conviver após o desafio. A ideia está por toda a parte, desde a Austrália, onde ficou conhecido o SoSo’s Run Club, com encontro marcado aos sábados pelas 6 horas no Waterfront Park, e também anda por Amesterdão com o Sunday Run Club.
Lisboa também já tem este novo Tinder do século XXI, que não implica swipe left ou right, somente uma boa passada de corrida para não perder de vista o par com quem se pretende chegar à meta.
Alguns exemplos de clubes na capital são o Social Run in Lisbon, com encontro marcado às sextas-feiras pelas 8h30 no café Ele Ela para haver sempre um pretexto para prolongar o date com comida e existe também o Rookie Run Club, este com mais dinâmicas. Começa ora na Praça do Comércio (aos sábados), ora no Cais do Sodré (à quarta-feira) e o ponto final também difere, podendo até acabar com cerveja e pizza.
É caso para dizer que o novo tipo de encontros é de deixar os pares ofegantes. E se daí crescer um namoro, podemos dizer que nasce uma relação saudável, já que o interesse pelo bem estar físico é o ponto de partida destes encontros que chegam às pistas da cidade.