Reprodução do filme "Pretty Woman"
Nécessaire

Afinal, devo usar desodorizante ou antitranspirante?

Há uma diferença curiosa entre o antitranspirante e o desodorizante. Juliana Pais, especialista em medicina estética e anti-envelhecimento, explica-nos tudo.

A transpiração é um mecanismo natural do corpo humano que permite a hidratação corporal e a termorregulação (regulação da temperatura).

Muitas das vezes associado a um determinado odor, na realidade, o suor não tem cheiro, nem cor. O odor corporal somente ocorre quando as proteínas e a gordura do suor se misturam com as bactérias da pele, produzindo um cheiro característico e individual. Ou seja, podemos suar sem necessariamente haver um odor associado.

Por exemplo, se estivermos perante hiperhidrose (excesso de suor) das palmas das mãos, percebemos que esse suor efetivamente não tem cheiro. Já o suor axilar tipicamente tem odor devido a uma maior concentração de bactérias e glândulas apócrinas nesta região.

Socialmente o odor pode ter uma conotação positiva de atração sexual, no entanto o mais habitual é estar associado a uma conotação negativa, motivo pelo qual o mercado dos antitranspirantes e desodorizantes tem crescido nos últimos anos.

Um estudo refere que em 2006, em França, este mercado representava 5,3% do total de cosméticos, sendo que em 2020 subiu para 11%, ocupando o terceiro lugar depois das pastas dentífricas e champôs.

Este crescimento levou a indústria da cosmética a formular novidades neste tipo de produtos e hoje existe cada vez mais procura de fórmulas mais sustentáveis e naturais, como fontes vegetais e óleos essenciais.

Mas qual a diferença entre desodorizante e antitranspirante?

O desodorizante tem como objetivo diminuir o odor associado à transpiração, uma vez que controla as bactérias que causam o mau odor, como se de um antimicrobiano se tratasse.

O antitranspirante previne a transpiração bloqueando temporariamente as glândulas sudoríparas, produtoras do suor. Não tem qualquer influência no cheiro, sendo que a sua função é diminuir a quantidade de suor produzida.

Como atuam os desodorizantes?

Como referido anteriormente, este tem como objetivo controlar as bactérias à superfície da pele e normalmente são constituídos por agentes antibacterianos, como o álcool, além de fragrâncias que ajudam no controlo do odor. Outro ativo muito utilizado nestes produtos é o Triclosan, um anti-séptico e antimicrobiano bastante eficaz contra uma ampla variedade de bactérias.

Como atuam os antitranspirantes?

O mecanismo de ação dos antitranspirantes é pelo bloqueio dos ductos sudoríparos (glândulas produtoras do suor), o que vai impedir a produção do suor para a superfície do corpo, provavelmente pela formação de um tampão físico. A maioria destes cosméticos são à base de alumínio, sendo que os mais usados são o cloridrato de alumínio, sesquicloridrato de alumínio e tetraclorohidrex de alumínio. Alguns antitranspirantes têm também uma ação bactericida, funcionando também com desodorizante.

Como deve ser aplicado o antitranspirante para ser mais eficaz?

Deve ser aplicado numa pele completamente limpa e seca, a 15cm de distância. Depois, é recomendado que se deixe secar completamente antes de se vestir alguma peça de roupa para evitar manchas do produto

Uma nota importante: deve ser aplicado à noite para melhor eficácia, sendo o desodorizantes aplicado pela manhã (caso este não tenha a dupla função).

Gourmet

Onde se bebem os melhores cocktails em Lisboa?

Do Bairro Azul ao Saldanha, do Príncipe Real à Ribeira, eis os melhores locais para uma rodada de cocktails refrescantes e deliciosos.

Nécessaire