Fruta Fresca | Fotografia: Pexels
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Serão os ingredientes frescos o futuro da cosmética?

Os cosméticos naturais tornaram-se a principal tendência no mundo da beleza, mas há uma marca que vai mais longe com produtos feitos a partir de ingredientes frescos.

Foi uma simples pasta de dentes para criança que levou Andreas Wilfinger e Ulla Wannemacher a fundar, em 1996, a primeira empresa austríaca de cosméticos feitos à base de ingredientes frescos. “Queremos fazer melhor”, foi este o pensamento da dupla quando percebeu o que continha o produto que o filho de ambos levou do jardim de infância para casa.

Após uma investigação realizada ao longo de vários anos, em colaboração com uma equipa composta por médicos holísticos e bioquímicos, nasceu a linha da Ringana. Mas o que a diferencia dos outros cosméticos naturais?  É simples: a frescura.

Os cosméticos da Ringana são feitos à base de ingredientes frescos, naturais, sensíveis e altamente antioxidantes, com princípios ativos provenientes da natureza. São distribuídos sem longos períodos de armazenamento, conservantes químicos, aditivos, microplásticos nem óleos minerais. São também veganos e livres de testes em animais.

A marca só aposta nos ingredientes puros porque os conservantes artificiais ou as substâncias semelhantes, além de preocupantes, são, acima de tudo, desnecessários. A sua ausência abre espaço a uma concentração extremamente elevada de princípios ativos que torna estes produtos tão únicos.

No entanto, toda esta frescura tem uma contrapartida com muita lógica. Os cosméticos Ringana têm um prazo de validade mais limitado. Falamos de cerca de 10 meses e não os 12 meses genéricos que os demais, de outras marcas, têm obrigação de indicar nas embalagens. Porque, curiosamente "o que nos mantém jovens durante mais tempo é o que perde efeito mais rapidamente", explica a marca.

E é por essa razão que nunca iremos encontrar estes produtos em lojas ou espaços comerciais: por serem feitos a partir de ingredientes frescos. “É impossível estar na venda a retalho. É uma marca tão sustentável que não pode estar à venda assim. Até a toalha que vem na embalagem é de algodão orgânico e reutilizável”, conta Andreas Wilfinger.

O fundador da Ringana explica que todos os produtos são desenvolvidos num laboratório interno, que começou por ser pequeno, mas que se transformou num centro de produção e de investigação ultramoderno.

“Nós não produzimos quantidades industriais porque trabalhamos com produtos frescos e isso significa menores quantidades. Usamos a melhor tecnologia, mas a maior parte do trabalho é manual. Fazemos muita coisa à mão porque é mais fácil, eficaz e rápido, tendo em conta as quantidades que produzimos”, diz. O resultado: fórmulas altamente complexas com substâncias vegetais, cujos efeitos se reforçam mutuamente.

A marca, que apenas opera em Portugal desde 2021, já envia produtos para 34 países mas pretende crescer ainda mais. Contudo, e apesar deste crescimento exponencial, sempre se manteve fiel aos seus três pilares base essenciais: FRESH sob o lema “No bullsh*t but nature with science”, ou “sem tretas, só natureza com ciência”; EXCELLENT, porque continuam a querer ser os melhores, a mais chique marca de cosméticos do mundo, com produtos de grande qualidade; TRENDSETTING, porque estão sempre a trabalhar de olhos postos no futuro.

Mas nem só de cosméticos vive a Ringana. Ao todo a marca produz mais de 60 produtos, divididos em sete categorias:

FRESH: produtos frescos de alto desempenho, cujo efeito se torna visível e palpável;

DRINKS: bebidas naturais que oferecem mais energia, leveza e relaxamento com vitaminas, minerais, oligoelementos valiosos e substâncias protetoras vegetais importantes;

PACKS: partes de plantas em pó que se transformam num smoothie com a ajuda de água,  embalados em doses diárias práticas;

CAPS: pequenas cápsulas vegetais que incluem as soluções específicas para os desafios de vida da cada um;

FRESH BABY: produtos frescos e naturais para o cuidado do bebé;

COMPLETE: uma refeição completa com nutrientes naturais, cuja preparação é fácil e rápida e que fornece ao corpo todos os nutrientes essenciais;

SPORT: suplementos que preparam o corpo para a prática desportiva, ativa as reservas e facilita a regeneração.

Todos os produtos estão disponíveis no site oficial.

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