Reprodução filme 'Pulp Fiction'
Nécessaire

Nutrigenética: sai dos “achismos” e come de acordo com os teus genes

No Dia do Nutricionista, a VERSA conversou com uma Nutricionista Funcional sobre esta forma avançada de ver a nutrição como um remédio para o nosso corpo.

No Dia do Nutricionista em Portugal que desde 2021 se assinala a 14 de dezembro, a VERSA explora este mundo novo da alimentação – A  Nutrigenética. A Nutricionista Funcional Juliana Falchetti da MyClinique, explica-nos como o nosso ADN permite criar planos alimentares hiper-personalizados se quisermos viver mais e, claro, com mais saúde.

- O que é a Nutrigenética e que mudança traz as nossas vidas?

Os testes de nutrigenética consistem em exames laboratoriais que analisam o ADN de cada pessoa identificando variantes genéticas que influenciam a forma como o organismo reage a determinados nutrientes, tanto para o lado bom, quanto para o menos bom. A nutrigenética possibilita a construção de um plano ultra-personalizado com a prescrição de alimentos e suplementos mais direcionados para as necessidades e características únicas de cada paciente. Com a expectativa de vida cada vez maior, a preocupação em viver mais veio acompanhada da percepção de que é necessário ter mais qualidade de vida, por isso pensar numa alimentação de excelência constitui-se uma prioridade da vida contemporânea.

Se pensarmos que desde Hipócrates, há 2400 anos, a boa alimentação era conhecida pelo seu papel curativo, saber com maior precisão que alimentos devem ser a nossa prioridade é o que faltava para termos uma alimentação que nos torne mais saudáveis, fortes e longevos. 

- Como é feita esta abordagem a partir das nossas informações genéticas?

O teste genético não é um carimbo definindo o nosso futuro, mas é um guia condutor para cada pessoa direcionar as suas escolhas diárias valorizando as propensões genéticas positivas e tendo ações para minimizar, ou mesmo neutralizar, os possíveis efeitos que uma propensão genética negativa teria, caso não fossem feitas boas escolhas alimentares.

Por exemplo, podemos falar sobre a resistência à insulina, condição metabólica que se não tratada pode levar ao aparecimento de diversas doenças, inclusive diabetes tipo 2. Imaginemos que uma pessoa tem uma propensão genética elevada para ter resistência à insulina e não sabe. Imaginemos agora que durante toda a vida alimentou-se de forma equivocada, comendo muitos hidratos de carbono e alimentos ultraprocessados. Provavelmente essa pessoa tem uma grande hipótese de realmente desenvolver uma resistência à insulina (se já não está).

Essa mesma pessoa pode ter alterações na pressão arterial, na glicemia, na gordura do fígado, ganho de peso sem causa aparente, excesso de peso. Se houvesse um conhecimento, orientação e acompanhamento nutricional preventivo para direcioná-la, certamente poder-se-ia prevenir diversas doenças e a sua qualidade de vida seria extremamente melhor.

- Falamos da forma mais avançada na Nutrição?

Apesar da Nutrigenética estar presente há algum tempo em Portugal, a MyClinique apostou numa abordagem diferenciada da Nutrição. Trabalho com a Nutrição Funcional, que a meu ver é a forma mais profunda e investigativa de conduzir uma terapia nutricional.

Vamos a fundo relacionando cada sinal e sintoma e procuramos através da alimentação e suplementação construir mais saúde, minimizar e controlar doenças e até mesmo ser decisiva para o não surgimento de patologias. A Nutrição Funcional aliada à Nutrigenética acaba por ser o que de mais rico há em termos de autoconhecimento e construção de saber em alimentação e nutrição.

- Que resultados podemos ter? 

O grande salto após o acompanhamento da Nutrigenética, é o despertar para um verdadeiro conhecimento sobre si mesmo. Os pacientes saem do patamar dos achismos e começam a fazer escolhas mais voltadas para o seu perfil genético e para aquilo que realmente precisam.

Digo que é uma “virada de chave”, porque depois de sabermos quem somos, é impossível voltar atrás. Tenho pacientes que pela primeira vez conseguiram efetivamente perder peso, outros perceberam que deveriam investir mais numa alimentação e suplementação antioxidante, outros conseguiram perceber o quanto as escolhas erradas, somadas ao seu perfil genético estavam a conduzi-los para o aparecimento de possíveis doenças.

- E é recomendada para todas as pessoas?

Qualquer pessoa pode fazer o teste, desde um recém-nascido até a um idoso. Grávidas, pessoas com qualquer tipo de doença também podem fazer, pois os resultados genéticos não sofrem alteração. O público infantil também beneficia muito. Imagina os pais poderem contribuir para um plano alimentar que melhore a saúde e proteja desde cedo o filho contra o aparecimento de possíveis doenças?

Pessoas que tenham problemas na gestão do peso também são muito beneficiadas, pois acabam por perceber qual a melhor forma de conduzir a sua alimentação fugindo de dietas da moda que tendem sempre falharem. Pessoas que desejam aprimorar a sua alimentação para um efeito anti-aging também têm procurando bastante os nossos serviços, pois a Nutrigenética e a Nutrição Funcional são o que há de mais personalizado para alcançar esses objetivos.

Design e Artes

Nova coleção Ikea para o Ano Novo tem um candeeiro que dá sorte

Não precisas de ir à China para teres uma lanterna simboliza boa sorte e o final do Ano Novo Chinês.

Nécessaire