Escadas | Fotografia: Pexels
Nécessaire

Queima mais calorias a subir escadas com estas dicas infalíveis

Usar e abusar das escadas pode ser uma ótima opção para quem quer manter a forma e/ou perder peso e não tem muito tempo para fazer exercício.

De acordo com a plataforma StepJockey, subir escadas é considerada uma atividade física vigorosa que queima mais calorias por minuto do que correr. Estima-se que possam ser gastas 500 a 600 calorias durante uma hora.

Ou seja, a cada 10 degraus que sobes, podes estar a queimar cerca de 1,5 calorias. Já a descer, gastas menos - apenas 1 caloria a cada 20 degraus -, mas estarás a trabalhar e tonificar diferentes músculos e articulações.

Segundo a mesma plataforma, subir e descer escadas é também é um bom exercício para treinar o equilíbrio e a coordenação, ajuda a melhorar a saúde cardiovascular e ainda libera endorfinas que produzem sentimentos de bem-estar.

Para começares já hoje usar as escadas de forma mais eficiente, segue estas dicas:

. Sempre que possível, opta pelas escadas, seja em casa, no trabalho ou até no centro comercial. Vai fazer toda a diferença;

. Aproveita o que sobra da tua hora de almoço para subir alguns lances de escada. Bastam 30 minutos para te exercitares e gastares cerca de 300 calorias;

. Não precisas de roupas, sapatos ou equipamentos especiais. Aliás, e se queres aumentar o nível de dificuldade, subir escadas de salto alto queima mais calorias do que de sapatos rasos. No entanto, as solas antiderrapantes são sempre importantes para evitar quedas ;

. Se queres aumentar a intensidade, desafia-te e sobe os degraus a correr. Também podes incorporar treinos de resistência ao exercício, pelo menos de duas a três vezes por semana, com caneleiras nos tornozelos ou halteres nas mãos, por exemplo;

Claro que o número de calorias gastas em cada treino irá depender de variáveis como o género, a idade, a condição física geral ou o peso de cada indivíduo. Além disso é preciso ter em conta o ângulo das escadas ou a velocidade da subida.

No geral, é um bom exercício de baixo impacto que ajuda a queimar calorias, a acelerar o metabolismo e ao mesmo tempo a fortalecer músculos e articulações. Além disso, ainda ajuda o meio ambiente, porque contribui para diminuir as emissões de carbono, mais precisamente entre 0,3 e 0,6 Kg de Co2 por dia, se não utilizares o elevador.

Coolhunting

Até a realeza corre atrás do infame vestido de Meghan Markle

Desde que Meghan Markle usou este vestido, da realeza a celebridades, todos o querem. Parecem ter esquecido a polémica, ou não…

Nécessaire