Entre todas as desculpas possíveis para não treinar, pode estar a falta de equipamento, de ideias de exercícios e de tempo. Mas não há quem se safe com estas desculpas com a mais recente tendência de exercício físico: pilates na parede.
O TikTok foi o canal que mais ajudou a impulsionar esta prática, que consiste “essencialmente numa evolução do mat pilates, que pode ser feito em casa com recurso a uma parede para uma resistência extra”, explica Amanda Baracho, instrutora de pilates, à Marie Clarie. E porquê uma parede? Simples, porque oferece estabilidade e uma oportunidade para tonificar os músculos.
A prática de pilates tradicional é benéfica para prevenir quedas, elevar o humor e especialmente para melhorar a qualidade de vida dos idosos, segundo uma revisão de dez estudos sobre os efeitos da modalidade e os benefícios quando é feita na parede.
Por isso mesmo, esta modalidade viral pode ser praticada em qualquer lugar e não é preciso mais do que a roupa de treino e uma garrafa de água para hidratar o corpo durante o gasto calórico.
Para experimentares, escolhe um destes cinco treinos consoante a parte do corpo que queres trabalhar ou o objetivo – sem passar dos dez minutos de exercícios em cada.
Braços
Abdominais
Glúteos
Queimar gordura
Trabalhar o corpo todo