Felicidade | Fotografia: Pexels
Nécessaire

Para seres feliz em 2024, só tens de responder a estas questões

A felicidade pode vir de pequenas ações e, se precisares de ideias, este projeto dá-te uma todos os dias. Ao participar, ainda estarás a contribuir para um estudo.

O ano ainda agora começou e há um projeto que quer que nos sintamos felizes com pequenas ações. É pelo menos essa a missão do projeto Big Joy, criado pelo professor Dacher Keltner, do departamento de psicologia da Universidade da Califórnia, com o fim de realizar um estudo mundial, inspirado no documentário 'Mission: Joy – Finding Happiness in Troubled Times'.

O objetivo? “Compreender o impacto do envolvimento em práticas de felicidade e se certas práticas são mais ‘adequadas’ para algumas pessoas do que para outras”, pode ler-se no site da investigação. 

Mas, afinal, porque querem os cientistas saber os benefícios diários das chamadas micro-ações ou se têm um efeito aditivo durante a semana? Porque reconhecem que todos passamos por momentos difíceis e querem descobrir "ferramentas que qualquer pessoa possa usar para viver uma vida mais feliz e saudável”.  

O primeiro passo é reunir o maior número de participantes no projeto online Big Joy, que têm como missão responder, durante sete ou 28 dias, a questionários diários: pela manhã, há uma avaliação do estado de espírito, a seguir à qual os participantes recebem um exercício de micro-ato de alegria; já ao final da tarde há um novo questionário de reflexão sobre a forma como a micro-ação (que pode ser algo tão simples como ver um vídeo ou fazer uma lista) impactou aquele dia.

E não há como falhar na monitorização da felicidade. Os responsáveis pelo projeto encarregam-se de enviar um lembrete por e-mail, por volta das 8h e outro pelas 18h, para que as questões sejam respondidas. No final do desafio e de os pequenos exercícios terem sido completados, os participantes recebem um relatório JOY personalizado, através do qual conseguem perceber que gestos funcionaram melhor para si e como estes mudaram os sentimos ao longo da semana.  

Desde a criação do projeto, em 2021, já foram realizadas mais de 300 mil micro-ações de alegria por participantes de 207 países. Junta-te e começa o novo ano a realizar pequenos atos que podem mudar o teu dia. 

Evasão

Neste fim de semana, visita uma área secreta de Monsanto e muito mais

Temos várias sugestões para ocupares o fim de semana. Uma delas passa por uma visita a uma área exclusiva do Parque Florestal de Monsanto, mas também te damos conta de concertos e peças de teatro.

Nécessaire