Fazer jejum durante três dias contribuiu para perda de peso, diz estudo | Fotografia: Unsplash
Nécessaire

Benefícios desconhecidos do jejum revelados em novo estudo

Fazer jejum ao longo de três dias provoca uma perda de massa gorda e magra em torno dos 5,7kg. Mas este método não pode ser usado por toda a gente.

A questão pode finalmente ter sido respondida: fazer jejum tem ou não benefícios para a saúde? Esta prática de restrição alimentar é praticada ao longo de centenas de anos devido a motivos culturais ou de saúde, mas nos últimos anos têm surgido vários estudos que põem em causa alguns dos benefícios que lhe são associados.

Agora, um estudo publicado no Nature Metabolism Journal, desenvolvido por investigadores da Queen Mary University de Londres e da Norwegian, comprovou que três dias de jejum provoca uma resposta corporal completa, em particular nas proteínas que alimentam as nossas células do cérebro.

Os investigadores observaram que os participantes passaram da glicose para a gordura como principal fonte de combustível nos primeiros dois a três dias de jejum. No total, os voluntários perderam uma média de 5,7 quilogramas de massa gorda e de massa magra. No entanto, os investigadores também observaram alterações distintas nos biomarcadores sanguíneos dos participantes após cerca de três dias de jejum.

“Pela primeira vez, conseguimos ver o que acontece a nível molecular em todo o corpo quando jejuamos", disse Claudia Langenberg, Directora do Instituto de Investigação da Universidade de Saúde de Precisão de Queen Mary (PHURI), num comunicado citado pela Newsweek. "O jejum, quando feito com segurança, é uma intervenção eficaz para a perda de peso. As dietas populares que incorporam o jejum - como o jejum intermitente - afirmam ter benefícios para a saúde para além da perda de peso. 

Os nossos resultados fornecem provas acerca dos benefícios para a saúde do jejum para além da perda de peso, mas estes só foram visíveis após três dias de restrição calórica total - mais tarde do que pensávamos anteriormente”, refere ainda a especialista. Apesar das conclusões, importa referir que os resultados dos estudo se verificaram num grupo pequeno de participantes, sendo ainda necessário aferir se os mesmo resultados se verificam numa escala maior.

Apesar de o jejum poder tratar algumas condições de saúde, não poderá ser uma técnica usada em pacientes que sofrem de problemas sérios de saúde. Se estiveres interessado em adotar métodos de restrição calórica total, deves consultar um profissional médico.

Gourmet

Estes cocktails de whiskey Jameson fazem-se em casa e agradam a todos

Um whiskey ginger & lime ou um whiskey sour são fáceis de preparar em casa. Ensinamos-te todos os passos.

Nécessaire