Reprodução filme 'Tess' (1979)
Nécessaire

Estes morangos são sem açúcar, mas essenciais à meia-idade

A série juvenil “Morangos com Açúcar” parece ter regressado no timing certo, ou não coincidisse com um novo estudo sobre os benefícios dos morangos.

Falamos mesmo do fruto e, infelizmente para muitos, sem açúcar. Ainda assim, apesar de não ser o sucesso de entretenimento da TVI, é essencial ao consumo.

Se o papel dos morangos na promoção da saúde do coração já era relevante, agora sublinha-se a sua necessidade para combater riscos de doenças associadas à demência, tais como o Alzheimer. Um novo estudo publicado no Nutrients Journal demonstra que “o consumo de frutos silvestres, incluindo morangos, influencia o metabolismo e o desempenho cognitivo, sugerindo um potencial de atenuação do risco de demência.”

“Neste ensaio controlado, incluímos homens e mulheres de meia-idade com excesso de peso, resistência à insulina e declínio cognitivo subjetivo e realizámos uma intervenção de 12 semanas com a administração diária de morango inteiro em pó” e concluíram uma diminuição no indicador “interferência na memória” e uma redução “sintomas depressivos” nos participantes tratados com morangos.

Além disso, também se verificaram “benefícios consistentes com a melhoria da capacidade executiva”.

Os resultados sustentam, assim, a noção de os morangos têm um papel “na redução do risco de demência quando introduzidos na meia-idade”, altura mais propicia a desenvolver patologias associadas à demência.

Quanto a idades mais avançadas, o estudo também diz que é necessária uma maior amostra para comprovar os beneficios na "cognição e função metabólica em contexto de envelhecimento".

Nécessaire

A sesta ajuda a perder peso e há um estudo que o comprova

Não deixes que te digam que a sesta é uma perda de tempo. Um novo estudo afirma que é essencial para a saúde e até ajuda a perder peso.

Nécessaire