Piscamos os olhos, em média, a cada três ou cinco segundos | Fotografia: Unsplash
Nécessaire

Piscas muito ou pouco os olhos? Eis o que teu corpo pode querer dizer

Piscar os olhos é um mecanismo natural do corpo, mas por vezes pode esconder indicadores de problemas de saúde.

Alguma vez sentiste que piscas os olhos demasiadas vezes por dia? Pestanejamos entre três a cinco segundos sem nos apercebermos, mas para que serve este mecanismo do corpo?

De acordo com um artigo do Washington Post, piscar os olhos serve para humedecer e limpar a superfície das córneas e é também um reflexo de proteção do olho para objetos próximos. Mas em alguns casos, detalha o mesmo artigo, uma alteração no número de vezes que piscamos os olhos pode ser um indicador de um problema de saúde.

Quando o nosso piscar de olhos é reduzido isso pode ser um sintoma inicial de Parkinson. A dopamina é um neurotransmissor que influencia a nossa capacidade de prestar atenção e vários estudos concluíram que a velocidade a que piscamos os olhos é semelhante à atividade dos neurotransmissores no nosso cérebro. 

Quanto mais baixa a dopamina, mais fixados num objeto ficamos, e menos piscamos os olhos. Um dos indicadores do surgimento da doenças de Parkinson é precisamente um redução dos nervos que produzem dopaminas.

Outras situações de saúde como um AVC ou uma lesão na cabeça também pode provocar uma redução no número de vezes que piscamos os olhos.

Por outro lado, um aumento no número de vezes que piscamos os olhos pode estar ligado a sonolência. Pessoas que estejam sujeitas a dores ou que estejam diante de uma luz brilhante também podem pestanejar com maior frequência. 

Este fenómeno pode ocorrer também quando os olhos estão secos, situação que ocorre quando estamos diante de um ecrã durante muito tempo. 

Gourmet

Mergulhámos no Onda, o restaurante do Aethos Ericeira com Nuno Matos ao leme

Depois de viajar pelo mundo, o chef Nuno Matos atracou na zona Oeste e deixou-se inspirar pelo mar para criar a nova carta do Onda, o restaurante do Aethos Ericeira.

Nécessaire