Restaurante Onda _ Fotografia_ Hayley Kelsing (1)
Gourmet

Mergulhámos no Onda, o restaurante do Aethos Ericeira com Nuno Matos ao leme

Depois de viajar pelo mundo, o chef Nuno Matos atracou na zona Oeste e deixou-se inspirar pelo mar para criar a nova carta do Onda, o restaurante do Aethos Ericeira.

“A comida tem de ser acessível e descomplicada. Estamos a proporcionar bons momentos e deve ser para as pessoas se divertirem, não para acrescentar stress. Espero conseguir fazer isso”.

É desta forma, simples e descomplicada, que o chef Nuno Matos encara a sua missão na cozinha. Aos 34 anos, e depois de trocar o Douro pelo Oeste para assumir a liderança do Onda, o restaurante do Aethos Ericeira, promete divertir-se e divertir os clientes do restaurante com uma nova carta onde dá palco aos vegetais, peixes e mariscos da região do Oeste.

Na bagagem traz consigo a experiência conquistada nas cozinhas do Six Senses Douro Valley, do Zaranda, em Maiorca (2** Michelin), do Saturne, em Paris (1* Michelin), do Relae, em Copenhaga (1*Michelin) ou do primeiro estágio no The Fat Duck (3** Michelin), no Reino Unido.

No Aethos Ericeira, Nuno Matos aposta numa cozinha simples, cuidada e com produtos de qualidade, idealmente locais e sazonais, sem grandes artifícios e onde a qualidade dos produtos fala por si. “São pratos que não levam muitos elementos, mas a par de uma boa proteína, há sempre uma boa guarnição”, promete.

À descoberta dos novos sabores do Onda

À chegada ao restaurante Onda, somos convidados a saborear algumas das entradas da nova carta, onde se destacam uma salada de beterraba e laranja com canónigos, amêndoas e queijo azul, bem como uma beringela piri piri com puré de batata-doce, avelãs e kale.

Ainda nas entradas, é quase obrigatório provar o cru de robalo com maçã verde, trevos e lima e ainda o polvo do atlântico com molho de noz, uvas e salsa.

A acompanhar as entradas foi servido um Beyra Cuvée Reserva Especial, mas também podes optar por um mocktail se preferes bebidas sem álcool.

Simplicidade é a palavra de ordem

Nuno Matos não esconde que não é adepto de pratos “muito trabalhados, com muitos ingredientes”, por isso a simplicidade é a palavra de ordem, como podemos comprovar durante a degustação dos pratos principais, onde destacamos a garoupa selvagem com couve-flor, pak choi e cebola assada, acompanhada com um vinho branco Ervideira Invisível, bem como o polvo do atlântico com molho de espinafres, nabo assado e salsa, desta vez acompanhado por vinho tinto Quinta de La Rosa.

Mas não é só de pratos de peixe que vive a nova carta do Onda, que também inclui pratos de carne, bem como opção vegetarianas/veganas, “uma tendência que está a crescer e que temos de saber dar resposta”, salienta Nuno Matos.

E se ao almoço, a ideia passa por oferecer uma cozinha mais casual, leve e rápida, sem descurar os sabores, ao jantar a abordagem é mais gastronómica, com maior variedade de sugestões.

Para finalizar não podiam faltar as sobremesas e, mais uma vez, a simplicidade salta à vista com o posset de limão, sorvete de framboesa e crumble de amêndoa ou o creme de milho, gelado de pipoca e caramelo salgado, mas o grande destaque vai mesmo para o surpreendente arroz-doce de coco servido com um sorvete de tangerina e salicórnia.

Localizado bem no topo de uma falésia debruçada sobre o Atlântico, é a vista que se destaca assim que chegamos ao Aethos Ericeira e ao seu restaurante. “Com a chegada do Nuno para liderar a nossa oferta gastronómica, seremos capazes de criar uma experiência emocionante e sustentável para os nossos clientes e conceber uma identidade própria e alinhada com os diversos outlets do hotel, do Onda ao pool bar”, assegura Floris Boyen, diretor geral do Aethos Ericeira.

Onde

Rua da Estalagem
2640-255 Encarnação

Horário

Todos os dias, 12h00 às 22h00

Gourmet

Porque é este o melhor ovo de chocolate que deves oferecer?

Na Páscoa não tens de te limitar a oferecer um qualquer ovo de chocolate de supermercado. Estes unem o melhor chocolate do mundo e a doçaria portuguesa.

Gourmet