Reprodução Pulp Fiction
Nécessaire

Estudo revela consequências desconhecidas do tabaco para a saúde

Um novo estudo do Institut Pasteur, publicado na revista Nature, demonstra que o sistema imunitário fica comprometido mesmo depois de deixar de fumar.

Os efeitos nefastos do tabaco na saúde humana já são estudados em profundidade há vários anos, mas um novo estudo desenvolvido pelo Institut Pasteur deu a conhecer novas consequências provocadas pelo tabaco no sistema imunitário desconhecidas até então.

O tabagismo, detalha o estudo, provoca profundas alterações na capacidade de o sistema imunológico se defender de bactérias e micróbios externos. Darragh Duffy, o coordenador do estudo desenvolvido pelo Institut Pasteur e publicado na revista Nature explica que fumar afeta a resposta inflamatória do corpo e os seus sistemas de defesa. 

Com base na análise do sistema imunitário de mais de dez mil participantes, através da recolha de amostras de sangue, constatou-se que os principais fatores que distinguem as pessoas com uma resposta imunitária deficiente de uma saudável estão o tabagismo, bem como o índice de massa corporal, a idade, sexo e fatores genéticos. Nos fumadores, verificou-se uma resposta inflamatória exacerbada em casos de infeção e uma alteração na atividade das células envolvidas na resposta imunitária.

Embora a resposta inflamatória pareça normalizar depois de se deixar de fumar, as alterações nos mecanismos imunológicos adaptativos persistem durante décadas, detalha o estudo. Este facto deve-se ao  sistema de memória imunológica, que preserva os danos provocados pelo tabagismo no ADN, tendo sido identificadas modificações epigenéticas que modificam os genes das células imunológicas.

Evasão

Estes truques vão dar-te jeito num quarto de hotel

Da próxima vez que passares uma noite num hotel, podes pôr em prática estes conselhos que te deixamos.

Nécessaire