Fotografia: Unsplash/ Oliver Sjöström
Nécessaire

Padel: tudo o que precisas de saber para começar a jogar

É um dos desportos com maior popularidade em Portugal, somando cada vez mais praticantes. Dizemos-te o que precisas para começar a jogar e onde encontrar campos.

É uma das modalidades desportivas mais populares em Portugal e não pára de crescer. As estimativas apontam para a existência de cerca de 200 mil praticantes que repartem a sua prática desportiva por 960 campos de 195 clubes a nível nacional.

Os dados citados pela Marketeer são fornecidos pela consultora All United Sports e permitem-nos quantificar o entusiasmo gerado em torno do padel em Portugal. Mas este cenário de euforia não se cinge apenas ao nosso país: segundo o mesmo artigo, este já é o segundo desporto mais popular em Espanha, depois do futebol, e na Suécia já é praticado por mais de 5% da população.

Mas qual é o material essencial para praticar a modalidade, o seu custo, e por quanto fica o aluguer de um campo? Caso estejas a dar os primeiros passos na modalidade, o essencial é ter roupa adequada à prática desportiva, uma vez que a maior parte dos clubes de padel dispõe de raquetes e bolas para aluguer. 

Em termos práticos, é uma modalidade que partilha algumas semelhanças com o ténis e o ténis de mesa. Uma das diferenças é que é jogada num campo mais pequeno que o court de ténis e que se pode jogar com os vidros que ladeiam o terreno de jogo.

Agora, o mais difícil poderá ser mesmo encontrar um sítio para jogar. Apesar de o número de instalações para a prática deste desporto no país ter aumentado exponencialmente nos últimos anos, nem sempre é fácil encontrar um campo livre.

A plataforma online de reserva de campos AirCourts é uma das melhores opções para fazer uma breve pesquisa e proceder à reserva de campos, estando disponível em todo o território nacional.  Uma hora de jogo no distrito de Lisboa, por exemplo, pode ficar por €30, acrescendo em alguns casos o preço da iluminação e o aluguer de raquetes.

Mas caso não queiras depender de material dos clubes, poderás adquirir uma raquete, um conjunto de bolas e uns ténis próprios para o piso dos campos de padel em quase todas as lojas desportivas existentes em território nacional. A título de exemplo, na Decathlon, uma raquete, um par de ténis e um conjunto de bolas tem o custo de €56,95. Vê na galeria os artigos que selecionámos.

Coolhunting

Balenciaga no pós-polémica: um desfile desenxabido ou corajoso?

Balenciaga: a perspetiva do desfile mais antecipado na Semana de Moda de Paris. De uma redenção que se esperava provocativa, nasce um Demna mais vulnerável?

Nécessaire