Tem um nome difícil de pronunciar, mas exala um aroma doce, reconfortante e familiar que está a dar um toque extra de requinte aos perfumes.
Falamos da fava tonka, uma semente com um aroma parecido ao da baunilha, mas longe de ser enjoativo, com propriedades únicas que a tornam um excelente fixador natural, o que faz com que as fragrâncias durem mais tempo na pele.
Os perfumes que contêm este ingrediente são subtilmente doces e transmitem aquele "cheirinho a limpo" tão agradável. Atualmente, é um dos mais utilizados pelos perfumistas para dar um toque gourmand às fragrâncias e porque funciona excecionalmente bem com outras notas florais e amadeiradas.
A fava tonka nasce uma árvore nativa da Amazónia. As suas sementes são recolhidas de dentro do fruto, quando este amadurece e cai no chão, e depois são finamente raladas. Por ser extremamente aromática, uma minúscula porção é suficiente.
"Revela um aroma picante e apimentado com tons exóticos, doces e quentes e um fundo de tabaco. Tem muitas facetas e é frequentemente comparada à baunilha", diz Jérôme di Marino, perfumista da Mane e Académico de Perfumaria à Telva.
Também Elena del Valle Baranda, formadora de perfumes e autora do livro La Vendedora de Perfumes (Ed. ATTK), "evoca a baunilha, a amêndoa, a canela, a noz-moscada ou o cravinho e tem um toque ligeiramente picante". É também "utilizado na culinária e em cocktails, sendo um ingrediente versátil e adequado para muitas fragrâncias porque dura muito tempo na pele".
Tem sido apontado como o ingrediente ideal para criar fragrâncias únicas e exóticas.
Vê na galeria que perfumes têm fava tonka.