Corrida | Fotografia: Unsplash
Nécessaire

Perde peso a correr com estas dicas cientificamente comprovadas

Não é só porque corres que vais perder peso. Há estratégias que deves seguir para que o treino seja eficaz e estas são comprovadas pela ciência.

Qualquer pessoa é capaz de correr, independentemente do género, tamanho ou forma física. É um desporto que pode ser feito a qualquer hora e em qualquer lugar, é grátis e traz muitos benefícios, entre eles a perda de peso.

Correr queima calorias, ajuda a construir músculos e melhora a saúde no geral.  No entanto, há que seguir algumas estratégias para que seja um treino realmente eficaz, porque não basta irmos para a rua e correr para que os quilos desapareçam.

Segundo o site Runners World, há estratégias cientificamente comprovadas que devem ser seguidas. Vamos a isso?

A euforia do corredor é real e foi até comprovada por um estudo do Journal of Experimental Biology, que mostrou que a corrida liberta compostos associados ao prazer. No entanto, isto é algo que pode não ser imediato. Para ganhares o gosto, começa devagar, até com intervalos de caminhada, e aumenta gradualmente a distância e velocidade para o corpo se habituar.

Além disso, não queiras logo começar a correr sete dias por semana. Determina dias para treinar, define os percursos com ponderação, com três corridas de 30 minutos por semana, por exemplo, e vai aumentado todas as semanas.

Qualquer bom plano de treino consistirá numa variedade de ritmos de corrida, todos eles com os seus próprios benefícios, por isso não te esqueças de intercalar um ritmo mais lento com sprints. Ao mesmo tempo, conjuga-a com algum treino de força. Vai ajudar-te a perder peso e a construir músculo, e mais músculo significa mais calorias queimadas em repouso.

Em termos de alimentação, se começares a correr frequentemente terás de repensar a tua dieta, para que o teu plano de corrida seja bem sucedido. Tenta aumentar o consumo de proteína, gorduras saudáveis e hidratos de carbono,  abandona alimentos processados e minimiza a ingestão de açúcares adicionados. A regra é básica: se gastares mais calorias do que consomes, irás perder peso.

Por fim, mas não menos importante, dorme bem. Embora os bons hábitos durante o dia sejam cruciais para a perda de peso, estudos indicam que descansar à noite é igualmente ou tão mais importante. E a boa notícia é que o inverso também  acontece, ou seja correr pode ajudar-te a adormecer mais facilmente e a dormir mais profundamente.

Mas, atenção, se correres à noite, certifica-te que o fazes algum tempo antes de dormir porque senão o efeito poderá ser o contrário.

Coolhunting

H&M, Primark e Lefties: 3 looks para ficares pronta em 5 minutos

Com estas sugestões da H&M, Primark e Lefties, as tuas manhãs serão descomplicadas e sairás de casa elegante e confiante.

Nécessaire