Não se trata de uma novidade no mundo das redes sociais – o seu lançamento ocorreu em abril de 2019 –, mas o jornalista que assina a presente newsletter apenas recentemente se cruzou com o World of Mouth, um guia independente, online, de restaurantes que partilha sugestões de sítios para comer por todo o mundo. Se ao início, o registo era apenas possível através do convite de um membro, dois anos depois o acesso é aberto a todos, fazendo desta aplicação uma ferramenta útil para todos os interessados pela arte de bem comer e beber.
Como em todas as redes sociais, o funcionamento da plataforma assenta numa comunidade, neste caso de chefs e entusiastas da gastronomia, que partilha recomendações de restaurantes que visitam e as suas experiências à mesa.
Uma das particularidades do guia, contudo, e que o torna de facto interessante, é a ausência de qualquer sistema de avaliação dos locais visitados. Isto é, os utilizadores apenas podem escrever o que acham dos restaurantes ou cafés sem os classificarem recorrendo a um sistema de avaliação numérico, como na maior parte das aplicações do género. Para garantir altos padrões de imparcialidade, é pedido aos utilizadores que não escrevam sobre qualquer estabelecimento em que trabalhem.
Uma parte substancial da comunidade de utilizadores é constituída por chefs reconhecidos e jornalistas gastronómicos, conferindo um selo de qualidade aos locais que figuram na aplicação – seja um restaurante com estrela Michelin ou um café de bairro.
Esta semana, o World of Mouth acaba de chegar aos 40.000 utilizadores em todo o mundo – um número irrisório, claro está, quando comparado com outras redes sociais, mas que denota o trabalho criterioso que é feito e partilhado por quem usa a aplicação.
Na sua newsletter semanal surge em destaque o chef português José Diogo Costa, atualmente à frente da cozinha da Azores Wine Company, no Pico, nos Açores. Nascido na Madeira, dedica-se a descobrir e a aprofundar conhecimentos sobre as melhores matérias-primas da ilha em que vive e trabalha.