Gunpowder a gastronomia costeira de Bombaim no Chiado
Gourmet

Gunpowder: Gastronomia costeira de Bombaim no Chiado

Gunpowder é um restaurante que celebra a diversidade da cozinha indiana com uma base sólida de cozinha tradicional, mas sob um olhar contemporâneo.

A caminho do Gunpowder a minha companheira destas aventuras gastronómicas repete vezes sem conta: “É que eu nem gosto de comida indiana”. Foi isto a viagem inteira até ao Chiado. Mas o Gunpowder não é um restaurante tradicional de comida italiana, e no regresso o discurso já era outro. Naturalmente.

O Gunpowder é um restaurante que celebra a diversidade da cozinha indiana através do respeito pelo produto e pelos produtores, com uma base sólida de cozinha tradicional, mas sob um olhar contemporâneo. Um projeto que nasceu em Londres, mas que atravessou as fronteiras britânicas, e se instala em Lisboa, uma cidade cuja relação histórica com os sabores indianos, especialmente os goeses, é inegável.

Localizado no Chiado, o restaurante combina a riqueza do receituário regional indiano com a abundância dos produtos portugueses. O Gunpowder traz para Lisboa uma experiência gastronómica intensa em sabores e vibrante na atmosfera. O projeto foi criado em Londres, em 2015, por Harneet Baweja, em Spitalfields, conquistando dois anos depois a distinção Bib Gourmand, no Guia Michelin. O sucesso desta primeira aventura levou o Gunpowder até Tower Bridge, em 2018,e ao Soho em 2020. Em finais de novembro de 2022, ultrapassa fronteiras, abrindo o quarto restaurante em Lisboa, para onde Harneet e a equipa trazem até à capital portuguesa uma cozinha regional indiana única, que alia as receitas autênticas das vilas costeiras entre Bombaim e Goa, no Sudoeste da Índia, à riqueza do peixe e marisco das águas portuguesas.

Desenhado por Harneet e pelo atelier de arquitetura português Falansterio, ocupa dois andares e uma zona exterior. No total, o restaurante tem mais de 70 lugares: 12 na esplanada,33 no piso térreo, dos quais sete são ao balcão, com vista privilegiada para a cozinha aberta, onde a grelha dá destaque aos peixes frescos, bivalves e crustáceos frescos servidos no restaurante; ainda neste espaço, há um bar de onde saem os cocktails aromáticos que equilibram os sabores intensos do Gunpowder.

O menu viaja pelas zonas costeiras entre Goa e Bombaim, sobretudo as culturas Konkani e Malvani. Aqui criam-se pratos de autor modernos, com técnicas atuais, aliando a força das especiarias tradicionais à pureza dos produtos portugueses, como forma de homenagear a autenticidade da cozinha, do seu passado e viagens. A missão do Gunpowder é expandir o conhecimento da autêntica culinária indiana, através de receitas modernas e originais.

E vamos às nossas escolhas, todas partilhadas: ostras do Algarve com picle kachumber; tostas de gambas; bróculos grelhados e mostarda de malai; aloo chaat batata agria grelhada com iogurte e tamarindo; costeleta de borrego assada com ghee caxemira; raia konkani com molho de solkadi; filetes de robalo fritos à moda de Konkani; pulao de marisco. E para sobremesa pudim de pão e manteiga com rum old monk, uma interpretação de uma sobremesa festiva indiana, chamada ShahiTukda, feita de pão embebido em xarope de açúcar, frito em ghee e servido com frutos secos.

A apresentação festiva de cada prato torna a experiência no Gunpowder intensa e alegre, cheia de cor e aroma. Os cheiros  da grelha, misturados com o perfume fragante das malaguetas, cominhos, folhas de caril, cardamomo, canela, alho e gengibre, despertam os sentidos mal se cruza a porta do restaurante.

Rua Nova da Trindade 13A - Segunda a Domingo - 12.00 às 16.00 - 19.00 à 00.00

ViceVersa

Saúde mental e pele: uma relação tão íntima que se pode tornar tóxica

Sabias que o stress é uma das maiores causas do desequilíbrio hormonal e cutâneo? Juliana Pais, master em medicina estética e anti-envelhecimento, explica-nos tudo.

Gourmet