A aventura gastronómica do Boca Linda
Gourmet

Comi gafanhotos. Bebi Margaritas. O Boca Linda fazia falta a Lisboa

Sem estereótipos ou banalizações, mas antes com a verdadeira cozinha e alma mexicanas. O Boca Linda é um dos ambientes mais cool de Lisboa e a VERSA já só quer regressar.

Era o dia da Independência do México e na dúvida onde jantar, a escolha foi para o Boca Linda. O restaurante que chegou a Lisboa com a promessa de reescrever a história dos restaurantes mexicanos, fugindo aos clichés da cozinha mexicana e apresentando a alma do país numa experiência vivida entre sabores, cores e texturas, pela autenticidade das receitas e pelo carisma de uma equipa de cozinheiros 100% mexicanos.

O espaço intimista, mas festivo ao mesmo tempo, desenhado para momentos espontâneos e de partilha, estava cheio (mesas com famílias e grupos de amigos) e animado. E à chegada, mal me sentei sou recebida com um shot de margarita de morango. Aprovada de imediato, e a minha companhia durante todo o jantar. Há naturalmente o menu que podemos escolher de acordo com as nossas preferências ou vontades do dia, mas o meu desconhecimento de cozinha mexicana e a promessa de no Boca Linda ser transportada para o México real, levou-me a entrar num modo mais freestyle e disse apenas a quem me recebeu com simpatia: “Não vou escolher, traga-me uma experiência, escolha por mim e surpreenda-me”. E assim foi, a minha única escolha foi manter-me na margarita de morango.

Com uma forte inspiração de Street Food, o menu do Boca Linda resulta da reinterpretação de ingredientes e receitas mexicanas na cozinha contemporânea, elevando a experiência gastronómica a um nível superior. E a minha viagem pelo México do Boca Linda começou com o Guacamole com Chapulines, ideal para surpreender os paladares menos impressionáveis, já que chega à mesa com gafanhotos. “É a verdadeira proteína” garantiu-me o meu “guia” desta viagem. E sim, eu que não sou de grandes aventuras, aventurei-me e gostei.

Enquanto jantamos, a cozinha aberta do Boca Linda convida a uma experiência imersiva onde  podemos observar a equipa de cozinheiros mexicana a confecionar os variados pratos com boa disposição e carisma. E à mesa chegam entretanto os meus outros pratos surpresa: Tostada de atún, Gringa e Tacos de camarón. Mas no menu há muitas outras entradas como o Pico de Gallo y Totopos de La Tierra, há Ceviches, Quesadilhas, vários Tacos e Ensaladas e pratos para partilha como o Pescado Bicolor, o Pulpo Zarandeado, Tuétano com Esquites e ainda a Arrachera.

A celebrar o seu primeiro aniversário, setembro é o mês do Boca Linda receber o Chef Marco Margain para homenagear a verdadeira gastronomia mexicana com cooking parties, menus de chef e muitas outras novidades. Mais uma boa surpresa desta noite.

Pensado como um projeto de próximidade com a cultura mexicana, o Boca Linda assume o compromisso de dar a conhecer a verdadeira essência da comida e dos sabores únicos que a compõem. Numa verdadeira fusão entre os usos e costumes dos povos originários da América Central e os ingredientes locais, encontrou a receita perfeita para apresentar a autêntica cozinha mexicana a Portugal.

Situado na Calçada do Marquês de Abrantes 92, em Santos, o Boca Linda tem capacidade para 60 pessoas e está aberto de terça a sexta das 18h30 às 2h, sábado das 12h às 2h e domingo das 11h30 às 17h.

Coolhunting

E, de repente, surge o FOBO. Já ouviram falar?

Temer ou abraçar a Inteligência Artificial? É o tema da opinião desta semana e que podes receber em primeira-mão se subscreveres a Newsletter da VERSA.

Gourmet