Marma | Fotografia: D.R.
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Marma: "Não é o biquíni que estamos a usar que nos define"

Sofia Vasconcelos e Catarina Medon tinham uma relação amor-ódio com a praia. O amor venceu e nasceu a marca de biquínis Marma.

“Não há nada mais importante na minha vida do que gostar de mim”. Mas nem sempre foi assim que Sofia Vasconcelos, repórter de televisão e co-fundadora da marca portuguesa de swimwear Marma, olhou para a vida. O caminho foi longo e as batalhas foram muitas.

Os distúrbios alimentares na adolescência tornaram Sofia numa das muitas mulheres que, pelas mais variadas razões, não se sentem bem com o seu corpo. Esta luta também ajudou Sofia a compreender a dor de outras e a juntar-se à amiga e co-fundadora da marca, Catarina Medon, para uma missão especial. Se em tempos não se sentiam confortáveis na praia, agora as coisas mudaram.

“Fui-me apercebendo de que via noutras marcas de biquínis sempre estereótipos de corpos perfeitos e de que muitas vezes comparava-me com as fotografias que estava a ver”, refere. “Senti que gostava de ter uma marca de biquínis, mas sem passar essa imagem de que para vestir esse biquíni tinha de ter aquele estereotipo de corpo”.    

As imagens desses corpos que não representam a maioria das mulheres motivaram as duas amigas a criarem uma marca de swimwear em 2019, para assim quebrar com estereótipos e espalhar uma mensagem: “Não é o biquíni que estamos a usar que nos define, mas sim a forma como nos sentimos nele".   

Uma marca que conta histórias através de biquínis 

Na primeira campanha da Marma foram partilhadas as histórias de Teresa, com vitiligo, e de Constança, que sofre de fibrose quística. Já na segunda, foi a vez de conhecer Catarina, que ficou com cicatrizes no corpo após sofrer queimaduras graves aos 21 anos, e Lais, que ficou com uma cicatriz pós-cirúrgica, assim como Rita, que durante muitos anos lutou contra distúrbios alimentares.  

Chega agora a terceira campanha da marca, protagonizada por Sandy, que se redescobriu através do ioga; Sofia, que fala sobre a sua anorexia e de como o caso se tornou conhecido nas redes sociais; e Sofia Vasconcelos, a co-fundadora que partilha pela primeira vez a sua história.  

“Durante alguns anos tive distúrbios alimentares e, por isso, a praia, apesar de ser um lugar de que sempre gostei muito, também foi um lugar que me assustou muito. Passava os verões na praia, mas houve vários em que deixei de ir ou não ia com pessoas. Era um momento muito delicado. Claro que para mim estava num patamar extremo do que habitualmente acontece, mas a maior parte das mulheres, na realidade, também passa por estas inseguranças e não são muito faladas”, conta. 

 

Através da Marma, as co-fundadoras querem então trazer o assunto cá para fora e incentivar a partilha destas inseguranças, sempre de mãos dadas com a saúde mental – o foco da campanha deste verão.  

"Este ano quisemos focarmo-nos no facto de que não são só os problemas físicos que te fazem não gostar do teu corpo. Podes ter o ideal de um corpo perfeito ou não ter problema nenhum com isso, mas, se não tiveres bem mentalmente, não vais conseguir aceitar-te. E foi isso que quisemos transmitir: a busca pelo bem-estar e por nos sentirmos bem na nossa própria pele”, explica Sofia Vasconcelos.

Os modelos da Marma foram desenhados também nesse sentido, oferecendo máximo conforto através de uma licra não muito transparente, nem fina, e, acima de tudo, de boa qualidade para que cada biquíni dure mais do que um verão. Mas há mais aspetos que distinguem a marca. 

Além de se poder comprar uma parte de cima M e uma parte de baixo L, por exemplo, a marca diferencia-se pelos acessórios e, ainda, pela paleta de cores. “Tentamos ter desde os básicos, os tons mais neutros, e depois as cores mais tendência do ano”, refere a co-fundadora.   

Fazer as pazes com a praia através das novidades 

“Uma história portuguesa” é o nome da coleção Marma de 2023. Cada biquíni, fato de banho e peça de roupa, com búzios e adereços ligados à praia, tem um nome português e a campanha foi também fotografada num cenário bem nosso: a praia de Melides e o porto de Sesimbra. 

Além de vários biquínis, a marca lança dois fatos de banho, peças que a co-fundadora sugere para quem está a tentar fazer as pazes com a praia. “Não são aquele modelo típico, clássico, por ser uma peça que também se consegue usar com uma saia ou umas calças. Esse era também um dos nossos objetivos para este ano", diz Sofia.  

As novidades custam entre os €69 e €89 e mostramos todas na galeria.  

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