O casamento real acontece hoje, mas ontem a Infanta Maria Francisca e Duarte de Sousa tiveram direito a uma festa pré-casamento que se realizou na casa dos Duques de Bragança, em São Pedro de Sintra.
Em homenagem ao Minho, Maria Francisca vestiu-se a rigor com um traje de noiva tradicional da região, e recebeu, juntamente com o seu noivo, um grupo de danças folclóricas que, para além de dançarem, ainda ofereceram presentes ao casal: vinho da adega cooperativa da Lourinhã, um pequeno moinho com o nome do rancho e uma t-shirt assinada por todos os elementos do grupo.
Este vestido tradicional, que se tornou popular no século XIX, continua a inspirar artistas nacionais a internacionais e a correr mundo.
Na celebração religiosa, que terá início às 15h no Palácio Nacional da Ajuda, a Infanta usará um vestido de noiva criado pela estilista Luzia do Nascimento.
Depois, para a receção, que acontecerá na casa dos duques de Bragança, em Sintra, a irá mudar para outro vestido mais leve, sem cauda, para poder dançar, como a própria indicou.