Não há dúvidas de que as sabrinas se vão continuar a usar em 2023, até porque fazem parte da tendência balletcore, mas vão ter de partilhar as atenções com outro tipo de sapatos.
Falamos dos furlane, um modelo veneziano que conquistou os italianos no século XIX e que volta agora a estar na moda, tendo já chegado aos pés de figuras conhecidas como Chiara Ferragni, Alexa Chung e Kate Moss e de inúmeras influencers italianas.
Os sapatos venezianos são semelhantes às sabrinas, mas a diferença é que têm uma gáspea de bico arredondado, formato que foi concebido há muitos anos por artesãos do nordeste de Itália (mais precisamente da região de Friuli Venezia Giulia, que dá nome ao modelo), tornando-se mais tarde popular graças aos gondoleiros, que pela sola de borracha resistente privilegiavam estes sapatos para conduzir as gôndolas nos canais de Veneza.
Hoje em dia as versões vão desde os clássicos aos Mary Jane e são habitualmente feitos em veludo, com estampado ou numa só cor.
Marcas como Vibi Venezia e Piedàterre são duas referências dos furlane em Itália, mas em Portugal também há quem se dedique a este formato. A marca portuguesa Friuli recorre ao saber e técnica dos artesãos italianos para a produção de cada modelo, que custa €78.
Mas a verdade é que os furlane já são famosos um pouco por toda a Europa e a moda diz que 2023 é o ano deles. Na galeria deixamos-te algumas opções.