Decoração Barbiecore | Fotografia: Unsplash
Design e Artes

Há cinco tendências de decoração e nem tudo é cor-de-rosa

As tendências de decoração de 2023 não podiam passar ao lado da estética Barbiecore, mas não é apenas o cor-de-rosa a dominar as casas. Há mais quatro propostas.

As tendências de decoração nunca estão muito distantes do que vira moda. E é por isso que a "BarbieCore" tinha de estar entre as tendências de decoração deste ano, não fosse o filme Barbie, prestes a estrear-se, um dos mais aguardados de 2023. Mas há mais a destacar.  

Se por um lado se quer cor-de-rosa por toda a parte, por outro, uma sala ou um quarto podem ser decorados em tons blue mar ou lavanda natural e, ainda assim, estarem dentro das tendências. Seja quais as cores escolhidas, importante é o design e, cada vez mais, a sustentabilidade.

Entra neste guia que te leva pelas principais tendências do ano e vê na galeria como levar cada uma para dentro de casa. 

1. "BarbieCore"

Se dúvidas há sobre como decorar uma casa ao estilo "BarbieCore", basta espreitar a "casa de sonho da Barbie" em Malibu, onde alguém vai dormir gratuitamente através da Airbnb a 21 e 22 de julho.  

Numa casa que obedece a esta tendência tem de haver muito cor-de-rosa, mas não apenas em alguns apontamentos. No fundo, tudo o que puder ser em tons rosa – eletrodomésticos, sofás, paredes, etc – é bem-vindo. Para algumas inspirações, basta espreitar a página de Instagram de Beverly Griffith.  

 

2. Do blue mar à lavanda natural: as cores 

O cor-de-rosa pode ser a cor do momento, mas, para quem não quer transformar a casa num mundo Barbie, há outras alternativas. Blue mar, ice green, amber flare e lavanda natural são as cores destacadas pela Conforama, marca líder em equipamento e decoração da casa, para esta primavera/verão.  

No caso do blue mar, chama em especial o verão através de uma combinação de azul marinho com tons brancos e fibras naturais que levam o mar para dentro de casa; já o amber flare junta tons terra e madeiras rústicas para dar um toque quente à decoração.

3. Sofás curvos 

Os sofás mais comuns, de dois a três lugares, longos e retos, não saíram de cena, mas é altura de arranjar espaço para a nova tendência: sofás curvos. O design circular dá amplitude aos espaços e ainda acrescenta personalidade à decoração de uma casa. 

Sofás curvos são também uma forma de fazer um upgrade a uma sala de estar e não é preciso muito para saber onde encontrá-los. Basta ir à Beliani, à Archiproducts ou à marca SAL.  

4. Design sustentável 

Da NeoCon 2023, conhecida como a principal feira comercial da indústria do design, saiu uma lista de tendências de decoração para 2023, destacando-se aquela que é o reflexo dos tempos em que vivemos. O design quer-se cada vez mais sustentável, o que, traduzindo para termos práticos, significa recorrer a marcas que estejam realmente comprometidas com a sustentabilidade.  

A marca Heme é um desses exemplos, em que cada peça de mobiliário é feito com madeiras maciças e pedras naturais de origem controlada e de exploração responsável, ou a também portuguesa AQUA, que cria peças de mobiliário com madeira fornecida de forma sustentável por empresas de Caldas de Vizela, onde estão as raízes da marca.  

 

5. Espaços Silenciosos 

Este conceito de decoração pode parecer algo estranho, mas é fácil de explicar. Apareceu também na NeoCon 2023 e aquilo que melhor o define é a privacidade. Esta tendência pretende oferecer espaços de descanso e para isso recorrem-se a objetos como floreiras de parede ou poufes que isolam a acústica, de que são exemplo os que a BuzziSpace apresentou no evento.

Outras opções para criar espaços onde se desfruta do silêncio são os biombos, redes a envolver a cama ou cadeirões com costas maxi ou em formato balão. 

Coolhunting

Está tudo obcecado com este vestido da Bershka e não é para menos

Não é Victoria Beckham, mas podia ser. Esta peça da Bershka cumpre com os requisitos para ser o novo vestido da moda e custa menos de €30.

Design e Artes