Fotografia: Unsplash
Design e Artes

Agora já podes ver o que acontece ao teu cérebro quando vês arte

Uma nova experiência piloto em curso numa galeria de Londres permite que os visitantes vejam o que acontece no seu cérebro quando encaram obras de arte.

O que acontece ao nosso cérebro quando observamos obras de arte? Uma nova experiência piloto em curso na galeria londrina Courtauld Gallery permite saber, em tempo real, o que acontece no nosso cérebro através da representação das ondas cerebrais geradas num ecrã. 

Para tal, os visitantes recebem um headset ligado a um monitor multiparamético para eletroencefalograma que se encarrega de projetar num ecrã as reações cerebrais. Os novos auscultadores serão depois disponibilizados em várias instituições culturais do Reino Unido no próximo ano.

“Esta é uma forma de nos mostrar exatamente o que acontece nos nossos cérebros e como é excitante voltar ao contexto de um museu, voltar a uma galeria, ver arte verdadeira, ter essa experiência", diz Jenny Waldman, directora do Art Fund citada num artigo da Sky News. “O que estamos a tentar fazer com esta experiência é mostrar como é fantástica a experiência do museu e encorajar as pessoas a voltarem”, acrescenta.

O headset funciona através de uns sensores posicionados à testa das pessoas que permitem isolar frequências específicas da atividade cerebral conhecidas como alcance beta, ajudando a tornar a informação mais legível para aqueles que não tem conhecimentos em neurociência. 

As imagens projetadas no ecrã refletem a experiência de cada um, sendo possível identificar que quando os visitantes estão particularmente atentos ao que estão a ver, surgem linhas mais largas; já quando se sentem confusos e têm dificuldades em interpretar o que estão a ver as linhas assumem um padrão mais próximo de uma espiral.

Coolhunting

Burger King e Fila lançam ténis "grelhados no fogo"

A cadeia de fast food associou-se à marca desportiva para lançar uma linha de produtos em que se destaca os ténis Fx-33.

Design e Artes