Cacau | Fotografia: Unsplash
Design e Artes

Livro com receitas de chocolate mais antigo do mundo está em Portugal

Um livro datado de 1624 vai ser leiloado em Portugal. Acreditava-se que existiam apenas dois exemplares em todo o mundo do que é considerado o livro mais antigo do mundo sobre chocolate.

Um livro raro com 400 anos intitulado Un Discurso del Chocolate, e considerada a obra conhecida mais antiga dedicada ao chocolate, vai ser leiloado pela livraria Cólofon, em Guimarães.

O leilão, que decorre até 13 de abril, permitirá que seja adquirido um novo exemplar de uma obra escrita pelo médico sevilhano Santiago Valverde Turices em 1624 e do qual se acreditava existirem apenas duas cópias.

O preço base de licitação estará fixado nos €2000 e poderá chegar aos €4000. 

Os dois exemplares conhecidos até ao momento podem ser encontrados na Biblioteca Nacional, em Madrid, e na Universidade de San Diego, na Califórnia, nos Estados Unidos. 

O livro redigido pelo académico é uma espécie de tratado científico, mas também um guia de receitas, sem esquecer as propriedades terapêuticas do chocolate.

O livro era pertencente à biblioteca privada de Augusto Correia de Campos,  um militar e arqueólogo português descendente de uma família aristocrática de Viseu.

Nécessaire

Skincare: "Muitas vezes não precisamos de 5 produtos, apenas de um"

A ciência está na base da marca Nieves, fundada pela modelo espanhola Nieves Álvarez. À VERSA conta tudo o que aprendeu sobre skincare ao longo da carreira e que aplicou na marca própria.

Design e Artes