O Festival de Sundance, considerado o maior evento de cinema independente dos Estados Unidos, está de regresso para a sua 40.ª edição e a organização decidiu eleger os dez melhores filmes estreados no festival. Para tal, recorreu à votação de um painel de 500 jurados que foram unânimes na sua escolha: Whiplash - Nos Limites, o primeiro filme de Damien Chazelle, é oficialmente o melhor filme de sempre a ser exibido em Sundance.
Com Miles Teller e J.k Simmons nos papéis principais, o filme de 2014 conta a história de um estudante promissor de percussão que entra num conceituado conservatório de música e da relação abusiva com um professor. O papel do professor, interpretado por J.K Simmons, chegou a valer-lhe o Óscar de Melhor Ator Secundário em 2015, e o filme foi aclamado pela crítica internacional.
Na lista dos melhores filmes a serem exibidos em Sundance, encontram-se outros títulos de prestígio, como Reservoir Dogs - Cães Danados (1992) de Quentin Tarantino, em segundo lugar, ou Foge (2017), de Jordan Peele. Uma Família à Beira de um Ataque de Nervos (2006) de Jonathan Dayton e de Valerie Faris vem logo a seguir, em quarto lugar. O top cinco é finalizado com Memento, obra de Christopher Nolan exibida em 2001. O resto da lista menciona ainda Sexo, Mentiras e Vídeo (1989), de Steven Soderbergh, Antes do Amanhecer (1995) e Boyhood: Momentos de Uma Vida (2014), ambos de Richard Linklater, E a Tua Mãe Também (2001), de Alfonso Cuarón, e Sangue por Sangue (1984), dos irmãos Cohen.
E se há listas dos melhores, com recurso a uma breve pesquisa na Internet, encontramos também uma compilação dos piores filmes a passarem por Sundance. O site ScreenRant elenca alguns dos piores filmes estreados no festival com base na sua avaliação no agregador de reviews Rotten Tomatoes. Twelve, filme de Joel Schumacher de 2010, obteve uma avaliação de 3%, sendo considerado o pior. The Romantics, de Galt Niederhoffer, Extremamente Perverso, Escandalosamente Cruel e Vil (2019) são outros dos títulos menos reputados a terem passado por Sundance.