Fotografia: reprodução do videoclip 'A dream' de Jessie Villa
Design e Artes

Novo candeeiro Ikea não gasta luz, mas nem é isso que surpreende

O que tem de especial o novo candeeiro da Ikea? É duplamente amigo da carteira.

Nos dias que correm, quanto mais gastos evitarmos, melhor, e neles estão incluídos a conta da luz, que tantas vezes prova lutas lá em casa. Mas há uma novidade na Ikea que vai acabar com a habitual questão de tom severo: "quem é que deixou a luz acesa?".

O novo candeeiro Solvinden da Ikea, desenhado por Hanna-Kaarina Heikkilä, funciona a energia solar e não importa se fica aceso noite dentro porque não está a prejudicar as contas, nem o ambiente. Aliás, após receber a luz do sol durante o dia, é o próprio candeeiro que se liga automaticamente quando escurece e assim fica quantas horas forem necessárias.  

A luz é emitida através de uma fonte de iluminação LED integrada, carregada de acordo com o tempo lá fora: num dia de sol, o tempo de recarga é de 9-12 horas; num dia nublado, mais de 12 horas, esclarece a Ikea.

Quanto ao design, trata-se de uma semi-esfera, com base plana para apoiar o candeeiro sobre uma mesa de interior ou exterior e assim proporcionar “uma bonita iluminação decorativa”. 

Mas não é o facto de não gastar luz ou o design que mais surpreendem: é o preço do novo artigo, que contribui duplamente para poupar a carteira. Custa apenas €16. 

Nécessaire

Por que razão uma das melhores máscaras faciais é feita de renda?

A Givenchy afinou a mais luxuosa máscara facial da linha de beleza e voltou a unir a ciência ao artesanato. E há uma razão para isso.

Design e Artes