CATA VASSALO | Fotografia: D.R.
Design e Artes

Cata Vassalo sobre nova coleção: "Todas as Rainhas têm uma coroa que pode assumir diferentes formas"

A VERSA falou com a joalheira Cata Vassalo para saber mais sobre o processo criativo da "rainha" das joias, ou sobre as joias para todas as rainhas. É assim que gostamos de olhar para a nova coleção, Crowns, pensada para todo o tipo de noivas (e não só).

 O que distingue esta coleção – CROWNS – de todas as outras?

Esta coleção é uma evolução daquilo que somos enquanto marca e estética, mas também das nossas técnicas e da forma como usamos os materiais. Todos os anos, olhamos para trás e sentimos esta evolução e isso é muito importante para nós. A somar a isso, o que diferencia esta coleção CROWNS é forma como a comunicamos. Quisemos muito reforçar o nosso mote de que todas as Rainhas têm uma coroa e que ela pode assumir diferentes formas. Nesta coleção, representamos três tipos de noiva muito distintos: Aquela que talvez seja a mais “romântica”, que sonha com o casamento desde muito cedo e que procura manter as várias tradições; outra que é mais despreocupada e que procura um estilo de evento boho; e a que gosta de romper totalmente com as tradições. Todas estas noivas - todas as Mulheres - têm espaço na Cata Vassalo e isso é a grande mensagem da CROWNS. Todas temos a nossa coroa, à medida, e nós conseguimos chegar sempre aquilo que procuram.

Por outro lado, esta coleção foca muito a versatilidade das peças. Podemos usar uma peça num penteado atrás e depois, noutra altura, usa-la à frente como bandolete ou como tiara. As nossas peças são muito versáteis e podem assumir diferentes formas [como são exemplo algumas das peças na galeria de imagens acima].

Qual a inspiração por detrás da nova coleção para noivas e que tendências segue?

Não seguimos tendências. Temos uma linha muito própria e que nos caracteriza: adoramos flores, formas orgânicas, dicotomias, combinações improváveis, assimetrias e os tons dos nossos banhos em ouro ou prata. Acreditamos sempre em peças únicas que reflitam as personalidades de quem as usa e que sejam versáteis para poderem ser usadas em diferentes momentos e até formatos.

Há peças que nascem para marcar um statement. Para si, que peça seria essa?

Acredito que quem marca o statement são as pessoas e esta coleção mostra muito isso. A mesma peça é usada pelos três tipos de noiva e personalidade e em cada representação assume um statement completamente diferente. A coroa pode assumir o lado romântico e tradicional, mas também pode ser completamente irreverente e disruptiva. São as pessoas que conferem identidade e statement às peças. As nossas jóias só empoderam a essência de quem nos procura.

Pela primeira vez, a Cata Vassalo destaca peças nesta coleção, batizando-as com o nome de rainhas icónicas. Porquê estas rainhas e porquê estas peças?

Em todas as coleções tentamos celebrar a unicidade. Temos coleções com nomes de Mulheres icónicas, de Deusas, de estrelas, com palavras sem tradução noutras línguas… Tentamos sempre encontrar formas de celebrar a unicidade e neste caso, porque estamos a falar em coroas e em Rainhas, a nossa ode seria a Mulheres que ocuparam papéis na história do mundo.

É justo dizer que o universo da realeza sempre teve presente nas suas peças e faz parte da história da Cata Vassalo?

Penso que é inevitável não pensar em realeza quando pensamos em coroas. No entanto, desde o início da marca que queremos celebrar as Mulheres e as pessoas como únicas. Acreditamos cada vez mais que todos somos Rainhas e Reis das nossas vidas e que, por isso, existe sempre uma coroa que nos representa - tenha ela a forma que tiver. Qualquer peça que expresse o que somos e o nosso statement faz-nos sentir especiais.

O que espera a noiva de 2024? Está mais exigente?

Alguém que está noivo visita-nos sempre com expetativas e sonhos e isso orgulha-nos muito. Era assim no início da marca e continua a ser assim em 2024. Noto que à medida que a marca e a linha vão evoluindo, o gosto das nossas noivas também vai acompanhando. Se calhar há uns anos fazíamos, por exemplo, mais peças com flores e hoje já não tanto o que fazemos, nem o que as pessoas procuram. Ver que evoluímos em conjunto com as Clientes é o que nos motiva e mostra que estamos a fazer um bom percurso.

Numa entrevista à VERSA de 2022, referiu que encontrava inspiração em tudo, mas “as pessoas, a sua unicidade e a natureza com as suas formas orgânicas e irreplicáveis” eram as principais fontes. Continua a ser assim ou considera que, de alguma forma, teve de reinventar o seu processo criativo para se ajustar ao mercado/tendências?

Continua completamente a ser assim e é muito feliz para mim que assim seja e que se mantenham estas fontes de inspiração. Nada é mais bonito, evolutivo e perfeito que estas dimensões.

Design e Artes

1 milhão de seguidores no Instagram em quatro dias? Hyeser Souza é a prova de que é possível

O reels é o formato do momento nas redes sociais. Especialista brasileiro ensina a aumentar o número de seguidores no instagram com estratégias simples.

Design e Artes