colecção Frutos Tropicais Bordallo
Design e Artes

O charme das loiças Bordallo agora em versão tropical

A Bordallo Pinheiro - que tanto adoramos e tanto representa Portugal culturalmente - lança agora a sua coleção de frutos tropicais. Mesmo a tempo do verão e dos almoços ao ar livre que duram todo o dia. Imagine a sua mesa cheia de pitaias, kiwis, maracujás, papaias, anonas, cocos e abacates!

A Fábrica de Faianças Bordallo Pinheiro é das mais carismáticas identidades portuguesas, nascida em 1884 na Fábrica de Faianças das Caldas da Rainha.. Resgatada, em 2009, pelo Grupo Visabeira, a beleza das suas formas naturais tornou-a num sucesso, cá e além fronteiras. A sua famosa linha couve passou a abraçar todo o tipo de frutas e legumes, e continua absolutamente irresistível.

A marca acaba de lançar a linha Frutos Tropicais, um conjunto de 24 peças que nos transporta aos países mais quentes e exóticos, de África à América, onde ainda se vive com uma certa genuinidade: os sentidos estão mais despertos e as temperaturas são mais altas. Uma coleção que chega mesmo a tempo das belas e frescas mesas de verão, postas para os almoços longos entre família e amigos, tão ao gosto relaxado e expansivo dos povos do sul.

Esta também celebra a génese “naturalista e fantasiosa” da obra do genial e humorado artista Raphael Bordallo Pinheiro de onde provém esta beleza genuína e humor. Taças, pratos, saladeiras, travessas e caixas cuidadosamente pintadas à mão, que podem ser combinadas entre si para mesas muito coloridas. "Atingir as cores, texturas e formas de cada fruto exigiu um processo de experimentação assente em diversas técnicas manuais complexas”, lê-se no comunicado da marca.

Para nossa grande alegria, as técnicas centenárias na reprodução dos modelos mantêm-se viva nesta fábrica, que tem vindo a recuperar este legado de forma exemplar, ao mesmo tempo que cria produtos novos, no mesmo espírito pioneiro do artista Bordallo, que a todos chocou com a sua graça e modernidade desconcertantes, para mais tarde gerar uma grande admiração e tornar-se num símbolo cultural português fortíssimo. Agora que o estrangeiros descobriram Portugal, e que os portugueses subiram a sua auto-estima, as loiças Bordallo Pinheiro nunca experimentaram tanta unanimidade, o que só tardou. 

Foi esse espírito que já juntou a Bordallo a artistas contemporâneos como VHILS, Joana Vasconcelos, ou a grande Paula Rego, mas também a dupla brasileira de designers de produto Estúdio Campana, a decoradora Nini Andrade, Maria Lynch ou o artista Vik Muniz entre outros, incluindo, imagine-se, a supermodelo dos anos 90 Claudia Schiffer. O mesmo espírito que leva Portugal a todo o mundo, com sucessos em França, Itália, Espanha, Reino Unido, Holanda, Suécia, Estados Unidos e Japão, e já  premiado por várias vezes na área do design. Não podíamos gostar mais.

 

Coolhunting

Vestidos de noiva? O "sim" mais importante do dia de casamento

Talvez o "sim" dito no altar seja de maior importância, mas o compromisso com o vestido de noiva é de extrema relevância.

Design e Artes