Tetris | Fotografia: Unsplash
Design e Artes

Afinal o Tetris chega ao fim: criança de 13 anos passou o jogo

Willis Gibson, uma criança de 13 anos chegou ao nível 157 e fez 999999 pontos. Depois, o jogo crashou. Antes dele, o máximo alcançado ficava-se pelo nível 29.

Willis Gibson, um adolescente de 13 anos residente em Stillwater, nos Estados Unidos, terá sido a primeira pessoa a completar todos os níveis do clássico videojogo Tetris, alcançando uma pontuação de 999999 pontos.

O jovem conseguiu chegar ao nível 157, momento em que o jogo parou, a 21 de dezembro, mas só publicou o vídeo da proeza no YouTube há dois dias. Até agora, o máximo alcançado no Tetris tinha sido o nível 29, pensando-se que seria possível jogar de forma infinita.

Até crashar o jogo e bater o recorde de níveis superados, Gibson jogou durante 38 minutos, numa consola Retro N, um dispositivo que usa o mesmo hardware da Nintendo Entertainment System, de 1989, a primeira versão de Tetris. Mike Gibson treina cerca de 20 horas todas as semanas e joga Tetris de forma semiprofissional desde os 11 anos. 

O feito alcançado foi notícia em jornais como o New York Times ou o Guardian. Ao jornal norte-americano, Willis disse que se sentia atraído pelo jogo devido à sua “simplicidade”. “É fácil começar, mas é muito difícil dominá-lo”, disse Gibson na entrevista.

Até agora, os jogadores venciam o jogo pirateando o software do jofo, mas Willis Gibson é considerado a primeira pessoa a completar o jogo no hardware original. “Nunca foi feito por um humano antes”, disse ao New York Times Vince Clemente, o presidente do Campeonato Mundial de Tetris Clássico. “É basicamente algo que todos pensavam ser impossível até alguns anos atrás”, acrescentou.

Coolhunting

Da IA à Sustentabilidade: coordenadas para dominar a Comunicação em 2024

Inês Simões, Presidente da Associação Portuguesa de Comunicação de Empresa, deixa cinco tendências para 2024.

Design e Artes