A partir de amanhã e até 6 de Agosto, Lisboa e outras cidades serão invadidas por milhares de peregrinos que se deslocaram para Portugal para participar na Jornada Mundial da Juventude.
Ainda que o foco do maior evento da Igreja Católica seja a religião, existe uma programação cultural vasta ao longo dos seis dias em que o evento se realiza em várias cidades portuguesas.
Carminho, Mariza Tiago Bettencourt ou Tiago Nacarato são alguns dos artistas portugueses que participam nos eventos da Jornada Mundial da Juventude entre 1 e 2 de agosto, no Acolhimento e Via Sacra, que terão lugar na Colina do Encontro, no Parque Eduardo VII e na Vigília, que se realiza no Campo da Graça, no Parque Tejo.
Buba Espinho, Cecília Rodrigues, Héber Marques (dos HMB), Miguel Carmona, Mimi Froes, Rancho de Cantadores de Aldeia Nova de São Bento e Salvador Seixas são outros dos artistas que irão atuar.
Estes artistas, segundo a organização, vão juntar-se à Orquestra e ao Coro da JMJ e ao Ensemble23 composto por bailarinos de 22 nacionalidades.
Em Cascais, o Festival JMJ Cascais decorre até 3 de agosto em vários pontos da cidade e há vários cabeças de cartaz. Esta segunda-feira, 31, Os Quatro e Meia atuam no palco Hipódromo; e Cuca Roseta é outro dos nomes que atua no mesmo local a 1 de agosto.
No dia seguinte, 2 de agosto, é a vez de IRMA e Orquestra Bamba Social & Tiago Nacarato. A 3 de agosto a Orquestra Maré do Amanhã e Rita Rocha encerram a programação.
Ao todo, irão realizar-se 290 concertos, 27 exibições de filmes, podendo visitar 17 exposições e assistir ainda a 7 peças de teatro e a seis espetáculos de dança.
A programação cultural poderá ser consultada nos sites da JMJ e das autarquias de Lisboa, Loures, Almada, Amadora, Cascais, Oeiras e Torres Vedras.