Curl Curl Rock Pool | Fotografia: Unsplash
Evasão

Estas são as piscinas oceânicas mais bonitas e há uma portuguesa

A partir do livro 'Seapools', de Chris Romer-Lee, damos a volta ao mundo e conhecemos algumas das piscinas de água salgada mais bonitas do mundo.

As piscinas oceânicas são um tesouro espalhado pelas zonas costeiras de todo o mundo. Chris Romer-Lee, arquiteto do Studio Octopiem Londres, que trabalhou em vários projetos de contrução de piscinas junto ao mar e  fundador da Thames Baths, uma organização dedicada à preservação da prática de natação ao ar livre no rio Tâmisa, ficou tão  apaixonado por este mundo, que decidiu fazer um livro em que reúne uma seleção das piscinas marítimas mais pitorescas.

Em Seapools (€29),editado pela Batsford Books, são catalogadas 66 piscinas de água salgada em todo o mundo, explorando as suas histórias e as comunidades que servem. Nós  destacamos algumas das piscinas mencionadas no livro e há uma em território nacional.

 

Curl Curl Rock Pool (Curl Curl, Nova Gales do Sul, Austrália)

Localizada em Curl Curl, um subúrbio de Sydney, a Curl Curl Rock Pool é composta por duas piscinas junto ao mar, uma em cada extremidade da praia. A piscina sul foi construída em 1927, e a piscina norte, 1937. A piscina norte tem um afloramento rochoso no centro, tornando-a particularmente vulnerável aos elementos. Foi destruída por mares agitados no final dos anos 40 e teve que ser reconstruída em 1957.

 

Chapel Rock (Perranporth, Cornualha, Reino Unido)

Uma grande rocha na baía de Perranporth, na costa norte da Cornualha, Inglaterra, abriga uma pequena piscina junto ao mar construída em 1959 pela Messrs E. Thomas & Co. 

 

Pozo De Las Calcosas (Ilhas Canárias, Espanha)

Localizado em El Hierro, uma das Ilhas Canárias, o Pozo De Las Calcosas consiste em duas piscinas de maré, uma natural e outra construída. O cenário em redor das estruturas é definido por ondulações de lava solidificada, e um caminho de calçada de basalto forma uma fronteira entre as duas piscinas. As piscinas são conectadas por um grande tubo que ajuda a encher o lado feito pelo homem, que foi construído no século XIX e pode ter sido uma antiga salina.

 

La Carpa Olivera (Sinaloa, México)

La Carpa Olivera foi construída em 1914 pelo chef Antonio Olivera, que queria criar um restaurante e piscina inspirados nos cenários da costa portuguesa e da zona ribeirinha de Lisboa. O escorrega em espiral da piscina foi acrescentadoem 2014 quando o arquiteto Erick Pérez e o coletivo de arquitetos Colectivo Urbano restauraram a piscina que havia sido  danificada por furacões.

Piscinas De Roque Prieto (Gran Canaria, Espanha)

Localizadas na ilha espanhola de Gran Canaria, as Piscinas De Roque Prieto transformaram uma praia árida num local muito apreciado para banhos de sol e natação, . 

 

Piscinas de Porto Moniz (Madeira, Portugal)

Em 1940, um conjunto antigo de piscinas de água salgada foi transformado numa única piscina de mar na costa de Porto Moniz, em Portugal, graças à construção de um muro de contenção de betão. O betão branco e a borda curvilínea conferem à piscina um aspeto distintamente moderno. A piscina foi atualizada ao longo dos anos e foi concluída em 1975.

 

Piscine D’Eau de Mer de Saint-Quay-Portrieux (Bretanha, França)

Esta piscina junto ao mar em forma de pêra foi construída na costa da Bretanha, França, em 1929. Construída em apenas quatro meses, a piscina pode ser acedida através de uma escadaria com grades brancas e possui uma plataforma de mergulho. Uma segunda piscina está localizada entre a piscina principal e a praia .
 

Gourmet

Andas a usar o papel de alumínio para a comida de forma errada

Lamentamos dizer, mas até hoje poderás ter andado a usar mal o papel de alumínio. Mas vais sempre a tempo de aprender com a dica que mostramos de seguida.

Evasão