Resort Praia do Sal
Evasão

Aqui o fim-de-semana sabe a férias e prova-se o alimento do futuro

Sempre que se descobre um sítio maravilhoso pela primeira vez, questiona-se: “Como é que não conhecia isto antes?”. E foi o que perguntámos assim que chegámos ao Resort Praia do Sal.

Até pode ser às portas de Lisboa ou com vista para o Rio Tejo, mas em momento algum nos lembramos da agitação lisboeta quando aqui chegamos. Estamos perto da nossa cidade, mas muito longe de nos lembrarmos de uma rotina que nos prende a casa.

Gostava de evitar clichés, mas o meu ponto de partida para relatar esta experiência tem necessariamente de começar com um… soube a férias. Daquelas felizes e, para dizer a verdade, bem melhor do que antecipávamos. Principalmente, quando chegámos à mesa, mas já lá vamos.

Numa pitoresca vila em Alcochete, com vista para a Praia dos Moinhos e para uma piscina infinita, este é o cenário ideal para aqueles que não sabem se preferem uns dias de praia ou de campo. Aqui, não é preciso escolher, tem-se os dois.

A nossa estadia começou com uma visita ao Spa, onde encontramos produtos exclusivos e uma variada oferta de tratamentos à disposição, incluindo tratamentos de assinatura, como a Massagem dos Moinhos (relaxamento) ou o tratamento corporal Hidratação Essencial que consiste numa esfoliação corporal à base de grão de café moído. Mas preferimos a massagem terapêutica, que se mostra ideal para quem sofre de dores de costas e não para quem prefere umas festinhas de relaxamento.

No mesmo piso do Spa, há um ginásio que mereceu a nossa atenção. Nada funciona com eletricidade e todos os equipamentos de treino são feitos em madeira sustentável, por isso dei por mim a contemplar uma passadeira, ainda antes de saber que este ginásio foi o primeiro em Portugal equipado pela marca Nohrd, conhecida pelo design único neste tipo de equipamentos. E quem aqui chega, tem ainda à disposição uma piscina coberta aquecida, jacuzzi, sauna e banho turco.

Como o tempo estava a nosso favor, ainda que com algum vento ou não fosse esta região conhecida pelo kitesurf, fomos visitar a piscina infinita na companhia das gaivotas e de uma vista que nos fica na memória, momentos antes de subirmos para o quarto.

E quem diz quarto de hotel fala, na verdade, de apartamentos ou de estúdios, disponíveis em diferentes tipologias, que tornam a experiência mais prática para quem prefere preparar algumas refeições, uma vez que têm kitchenette ou cozinha. Ainda assim, se conhecer o restaurante Omaggio, é possível que não chegue a dar muito uso ao fogão.

Sem dúvida, um dos pontos altos desta visita foi o jantar neste restaurante italiano que, como o nome indica, serve de homenagem à gastronomia italiana, e vem-se a provar verdade. Um espaço bastante agradável com uma esplanada daquelas que nos convida a tirar umas fotografias. Por vezes, há animação no decorrer do jantar e nós fomos recebidos por um espetáculo de sevilhanas, mas aqui a estrela é mesmo a comida.

 

Num leque de opções que conta com pastas frescas e, claro, pizzas, ficámos pela burrata, o risotto de cogumelos e o ossobuco. Se no início pensei que a burrata seria o que menos me iria surpreender, estava muito enganada.

Nesta mesa, conhecemos o que muitos dizem ser o “alimento do futuro”,. Não falamos de algas, ainda que se pareçam como tais, mas de salicórnias, uma planta que cresce nas salinas da zona e é por isso naturalmente salgada. Não podia acompanhar melhor a burrata e é absolutamente deliciosa, como de resto, todo o jantar. "Uma maravilha", disse ao empregado de mesa, até saber que esse era o seu nome. Maravilha serviu-nos simpatia no decorrer de toda a experiência, proporcionada pelo chefe de sala a quem tão bem entregámos as escolhas do jantar. 

 

PREÇOS:
Época Baixa/Média
A partir de 90 euros, com pequeno-almoço incluído (2 pax) em tipologia Studio
Época Alta
A partir de 180 euros, com pequeno-almoço incluído (2 pax) em tipologia Studio
Gourmet

Pizza com massa de iogurte? A receita fácil de uma atleta

Para amantes de pizza, esta pode não ser a receita mais apelativa, mas Patrícia Mamona garante que é deliciosa. E por ser saudável vem a calhar com o regresso à rotina.

Evasão